São Paulo, segunda-feira, 18 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Regulamentação é o caminho

MARCELO CHERTO

Nos EUA, há um movimento pela auto-regulamentação do franchising. Inclusive com o apoio do governo que, como o nosso, precisa fazer cada vez mais com menos e tem mais onde investir seus recursos. Afinal, o Estado tem é que prover saúde, segurança e educação.
Temos exemplos de auto-regulamentação que, por seu sucesso, provam que é possível usar esse sistema em mercados ativos e complexos, nos quais as mudanças ocorrem num ritmo rápido demais para ser acompanhado pela burocracia estatal.
Refiro-me ao sistema de auto-regulamentação instituído há quase 70 anos pelas Bolsas de Valores dos EUA, que, desde então, vem fazendo um excelente trabalho no que se refere à manutenção da disciplina entre seus membros, e ao Conar (Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária), que, desde 1978, atua, com total eficácia, para manter o mercado publicitário brasileiro funcionando dentro dos conformes.
Participam do Conar diversas organizações, como a Associação Brasileira de Anunciantes, a Associação Brasileira das Agências de Propaganda, a Associação Brasileira das Empresas de Rádio e TV, a Associação Brasileira de Revistas e Jornais e outras, cujos interesses são, muitas vezes, divergentes. Porém, todas têm sido capazes de deixar de lado seus interesses individuais em benefício de uma visão maior.
Por que não fazermos o mesmo com o franchising brasileiro, em lugar de ficarmos brincando de reinventar a roda, com câmaras setoriais e outros bichos estranhos?
Aliás, achei interessante a declaração que a representante do Ministério da Indústria e Comércio deu à Folha, assegurando que é preciso criar essa câmara porque o faturamento das franquias caiu.
Pombas! Vão ter de criar a câmara setorial dos táxis, das barracas de feira, das lojas de sapato, das lojas de carros usados, dos carrinhos de sorvete etc.
Graças ao Real, o Brasil mudou. E parece que tem gente que ainda não se deu conta disso.

Internet: www.franquia.com.br/cherto/
E-mail: marcelo.cherto@franquia.com.br

Texto Anterior: Marca terá 52 revendas
Próximo Texto: Publicitário critica a globalização
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.