São Paulo, segunda-feira, 18 de agosto de 1997
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Publicitário critica a globalização

Executivo da Propeg fala na Folha

DA REPORTAGEM LOCAL

"Globalização versus Segmentação" foi a palestra ministrada por Bá Assumpção, vice-presidente de criação da Propeg Comunicação Social e Mercadológica, como parte do ciclo "Arena do Marketing", promovido pela Folha.
Na avaliação de Assumpção, a globalização é um modismo, não um modelo duradouro. Para exemplificar, Assumpção usou outras tendências.
A publicidade já usou o formato de elementos conhecidos pelo público. A questão era fazer combinações inéditas e manter a identificação com o consumidor.
A tendência seguinte era mostrar que o produto anunciado continha uma "verdade", visto que é comercializado. Cabia à publicidade ressaltar essa "verdade".
O problema, diz Assumpção, é que as "verdades" hoje em dia são de pouca exclusividade.
Assumpção explicou por que a tendência da propaganda globalizada é forte.
Assim como os produtos são vendidos em todo o mundo, é possível usar a mesma publicidade globalmente, em grande escala. Assim, o custo é reduzido.
Além disso, diz, alguns clientes optam pela propaganda globalizada para ter maior controle sobre as filiais internacionais.
A globalização na publicidade também é favorecida pela incerteza sobre a qualidade dos comerciais produzidos em outro país para o mesmo produto.
A centralização das negociações com as agências aumenta a eficiência, do ponto de vista do cliente.
Imposição
Mas, lembra Assumpção, as necessidades nos diferentes pontos do mundo são diferentes. Assim, a globalização cria uma opressora do produto sobre o consumidor.
Assumpção diz que há valores universais. No entanto, lembra, as sensações são provocadas por causas diferentes em cada sociedade.
Assim, conclui Assumpção, a tecnologia é útil para as agências se nutrirem de dados. Com essas informações, diz, podem fazer anúncios segmentados.
O ciclo "Arena do Marketing" é constituído de palestras que acontecem quinzenalmente, sempre às quartas-feiras, no auditório da Folha (al. Barão de Limeira, 425, 9º andar, Campos Elíseos). Reservas pelo tel. (011) 224-3473. A entrada é franca.

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