São Paulo, segunda-feira, 18 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Humor leva à comunicação

CARLA ARANHA SCHTRUK

na Itália
Considere-se um felizardo. Seu primeiro idioma não é o inglês, por isso você já sai com 50% de chance de travar algum tipo de contato com os habitantes locais.
E, sendo brasileiro, conta ainda com mais uma vantagem, óbvia: fala português. Somos todos latinos, não se esqueça.
Aferre-se então ao nosso idioma e deixe de lado o inglês. Fale em italiano. Mesmo sem saber, mesmo misturando-o com português, mesmo sem entender muito bem o que está ouvindo.
Esteja certo: seu interlocutor vai reconhecer seu esforço, e a comunicação começará a fluir. Macarronicamente, é claro, mas seu objetivo não é escalar fronteiras do aprendizado, mas, sim, facilitar sua vida na Itália.
Decore três ou quatro frases básicas: como ir a tal lugar, qual ônibus tomar, onde está minha carteira (ops!). Suas férias vão agradecer se você também se lembrar de dizer um "buon giorno" e "grazie" (obrigado) aos italianos.
(CAS)

Texto Anterior: Pizzas originais decepcionam
Próximo Texto: 25º Congresso da Abav será no Rio em outubro; Caesar Park São Paulo faz programa de saúde; Lan Chile amplia suas rotas e voa para Madri; Localiza abre sua 360ª agência e quer crescer
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.