São Paulo, segunda-feira, 18 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Florença é considerada a cidade-tesouro

CARLA ARANHA SCHTRUK

em Florença
Capital da arte, mãe do idioma italiano: o que não faltam são expressões de efeito para caracterizá-la. E com um detalhe: é tudo verdade. É fato, por exemplo, que em Florença surgiu a língua italiana, nos escritos de Dante Alighieri.
Foi também nessa cidade-tesouro que foram erguidos os mais fulgurantes palácios renascentistas.
Visitá-los é conhecer a esplêndida atmosfera em que viviam as famílias que governaram a cidade, com destaque para os Médici.
E, certamente mais importante, você ainda é apresentado às grandes obras de Botticelli e Michelângelo, entre outros.
Quem nunca viu, por exemplo, uma cópia da "Primavera", de Botticelli, tão reproduzida no mundo todo? Pois bem, o original está na galeria Uffizi, ao lado de outra estrela das artes plásticas, o quadro "Nascimento de Vênus", também de Botticelli.
Prepare-se para passar pelo menos três horas ali, apreciando ainda a arquitetura do prédio, onde moraram os poderosos Médici.
Também foi sob os auspícios dessa família que foi construído o maior -e mais belo- cartão-postal de Florença, o Duomo.
Revestida de mármore branco, rosa e verde, a catedral firmou o estilo decorativo florentino. Localizada no centro da cidade, forma com o campanário e o batistério um dos mais impressionantes conjuntos arquitetônicos da Itália.
Densidade de turistas
Você também não pode deixar de visitar o Palazzo Vecchio, antiga sede do governo.
Construído entre 1299 e 1314, sua fachada com pedras em tom escuro é de uma austeridade que contrasta com seu interior.
Hoje, o palácio é um museu. Seu forte não chega a ser as obras expostas, mas sim os aposentos, cada um num estilo diferente.
Do Palazzo Vecchio, na Piazza della Signoria, você chega à ponte Vecchio, outro marco de Florença que você deve visitar.
Prepare-se apenas para a altíssima incidência de turistas por metro quadrado. Pedindo licença a cada minuto, você finalmente chegará à outra margem do rio Arno e terá caminhado sobre a ponte mais antiga de Florença. Com essa vista, seu passeio estará completo.
(CAS)

Texto Anterior: Papa queria que cidade fosse capital da grandeza européia
Próximo Texto: Famosa pela torre inclinada, Pisa tem queda pelas ciências
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.