São Paulo, quarta-feira, 20 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pinho Neto assumirá área externa do BC

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O economista Demósthenes Madureira de Pinho Neto, 37, será indicado para o cargo de diretor de Assuntos Internacionais do Banco Central. A nomeação depende de aprovação do Senado.
Pinho Neto, atualmente funcionário da Asset Management, subsidiária do Unibanco, substituirá Gustavo Franco, que hoje será empossado na presidência do BC.
A diretoria que ocupará responde pela administração da política de câmbio, o ponto mais sensível do Plano Real. Embora a sobrevalorização do real em relação ao dólar ajude a manter a inflação baixa, é alvo de críticas devido aos déficits comerciais que provoca.
Doutor em Economia pela Universidade da Califórnia (Berkeley), Pinho Neto trabalhou como coordenador de política monetária e financeira no governo Itamar Franco, quando Fernando Henrique Cardoso era ministro da Fazenda.
Também foi anunciada a indicação do novo diretor de Normas. Sérgio Darcy, funcionário de carreira do BC, substituirá Alkimar Moura. Os dois diretores indicados foram apresentados ontem ao presidente Fernando Henrique Cardoso, no Palácio do Planalto.
Antes da indicação de Pinho Neto (filho do presidente do Instituto de Resseguros do Brasil, Demósthenes Madureira de Pinho Filho), o governo havia convidado para o cargo o economista Luis Paulo Marinho Nunes, funcionário da empresa Toepfer. Ele, porém, recusou o convite.

Texto Anterior: Pinho Neto pode substituir Gustavo Franco
Próximo Texto: Decreto muda cota tarifária
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.