São Paulo, quinta-feira, 21 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Frente fria chega e deve diminuir poluição

DA REPORTAGEM LOCAL

A Cetesb (agência ambiental paulista) prevê que a chegada de uma frente fria na manhã de hoje diminua a poluição atmosférica na Grande São Paulo.
"Apesar de não haver previsão de chuva -não chove na cidade há dez dias-, a tendência é que as condições atmosféricas favoreçam a dispersão dos poluentes na atmosfera", disse o gerente de qualidade ambiental da Cetesb, Cláudio Alonso.
Ontem, o paulistano enfrentou mais um dia de muito calor e baixa umidade. A temperatura máxima foi de 29,2°C, a maior registrada no mês de agosto.
Quatro estações medidoras de poluição tiveram qualidade inadequada: Congonhas e Lapa, na capital, e Taboão da Serra e Cubatão (na estação de Vila Parisi). Dezenove estiveram regulares.
"A aproximação da frente fria deve criar um ambiente favorável à dispersão dos poluentes por cerca de 72 horas", diz Alonso.
Apesar de as condições atmosféricas de ontem terem sido semelhantes à da última semana, a sensação de desconforto do paulistano com a poluição parece aumentar a cada dia.
Segundo o médico alergista Dirceu Solé, presidente do Comitê Multidisciplinar de Asma da Associação Paulista de Medicina (APM), um dos motivos dessa sensação é o enfraquecimento do organismo.
Ele explica que uma respiração equilibrada é favorecida pela temperatura e umidade do ar normais.
"Uma sequência de dias secos e poluídos, como a que estamos vivendo, faz com que o organismo fique debilitado e aumenta a possibilidade de uma doença se manifestar, principalmente nas pessoas que já possuem problemas crônicos, como asmas e bronquite", diz.

Texto Anterior: Doença respiratória afasta alunos das escolas em SP
Próximo Texto: O Golpe de Estado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.