São Paulo, sábado, 23 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tarifa mínima de água aumenta 33,6%

DA REPORTAGEM LOCAL

A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) anunciou ontem uma reestruturação das categorias de consumo de água que vai trazer um aumento de 33,6% sobre a tarifa mínima para uso residencial.
Hoje, uma residência que consuma 10 mil litros de água por mês paga R$ 4,12. A partir de setembro, passará a pagar R$ 5,50.
Nas demais faixas de consumo residencial, os reajustes serão os seguintes: queda de 1,5% (consumo de 20 mil litros), aumento de 9,2% (consumo de 30 mil litros) e aumento de 13,7% (consumo de 50 mil litros).
A medida penaliza quem consome pouco, mas, segundo Antonio Marsiglia Netto, vice-presidente metropolitano de distribuição da Sabesp, esse pequeno consumidor não é o de mais baixa renda.
"Nossas pesquisas mostram que a família pobre é numerosa e tem consumo próximo de 20 mil litros por mês. Para essa faixa de consumo, a conta deve até cair um pouco, cerca de 1,5%. O pequeno consumidor é o sujeito de renda razoável que vive sozinho em um flat, por exemplo."
Marsiglia afirma que cerca de 70% dos consumidores da região metropolitana de São Paulo estão na faixa entre 19 mil e 20 mil litros.
Subsídio
Segundo Marsiglia, o objetivo da reestruturação é redirecionar os subsídios da tarifa. "Estamos reduzindo o subsídio do alto consumo para o pequeno consumo."
Ou seja, hoje, quem consome mais água paga parte da conta de quem consome menos, em uma política de distribuição de benefícios. O que vai acontecer agora é que os grandes consumidores pagarão uma parte menor da conta dos pequenos consumidores.

Texto Anterior: Ferreira Neto pode ser condenado a 10 anos
Próximo Texto: Haverá taxa para baixa renda
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.