São Paulo, domingo, 24 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para leitores, Internet não irá substituir mídia escrita

JOSÉ ROBERTO DE TOLEDO
DA REPORTAGEM LOCAL

Cresce rapidamente o número de leitores ligados à Internet e o tempo que eles gastam navegando pela rede mundial de computadores.
Mas eles próprios prevêem que o computador não substituirá a imprensa escrita. Ao contrário: acham que ambos os meios se complementam.
É o que indica pesquisa Datafolha: praticamente 1 a cada 4 assinantes que são leitores diários da Folha está conectado à Internet.
Há apenas dez meses, em novembro de 1996, esse percentual (24%) era de 16%.
Avidez
Embora o universo pesquisado não represente o total de assinantes da Folha, o resultado indica o apelo crescente que a rede de computadores exerce nas pessoas mais ávidas por informação.
Os leitores que responderam à pesquisa pertencem a um grupo de assinantes que lê o jornal diariamente, pela manhã e que participa da série de consultas do Datadia (levantamento que, diariamente, avalia por telefone a opinião dos leitores sobre a edição da Folha).
A pesquisa mostra ainda que o crescimento de 33% das conexões com a Internet não está relacionado com um eventual aumento do número de microcomputadores. A fatia de assinantes com micro em casa ficou estável em 62%, desde novembro último.
Esta taxa é muito semelhante à de leitores que são assinantes de canais de TV paga: 61% (contra 60% no ano passado).
Além do maior número de internautas, a pesquisa detectou que houve um aumento no dispêndio de tempo desses assinantes da Folha com a Internet.
Cresceram em média 26% tanto a quantidade de dias nos quais os entrevistados se conectam à rede quanto o tempo gasto em cada conexão.
No grupo pesquisado, a média de dias em que o assinante se liga à rede passou de três para quatro por semana. Um em cada quatro desses internautas se conecta à Internet todos os dias.
O tempo médio gasto a cada conexão passou de 44 minutos para uma hora. E 31% dos assinantes passam mais de uma hora na frente do computador toda vez que se ligam à Internet.
Competição
Apesar de todo esse crescimento, ao menos no que depender da opinião desse assinante, a imprensa não deve ser a mais afetada na competição pelo tempo do internauta.
Curiosamente, são os assinantes conectados à rede -e que, portanto, conhecem as consequências práticas do uso do computador- que mais discordam da idéia de que a Internet vai substituir a imprensa: 54%, contra 46% dos assinantes não-conectados.

Texto Anterior: FHC pretende implantar o Ministério da Defesa em 98
Próximo Texto: Mais assinantes se ligam à Internet
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.