São Paulo, segunda-feira, 25 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Universidade oferece pós-graduação hi-tech

FERNANDO ROSSETTI
ENVIADO ESPECIAL A FLORIANÓPOLIS (SC)

A UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) abriu este mês a pós-graduação com maior número de recursos tecnológicos já usados em cursos como esse no Brasil.
Montado por encomenda para executivos e técnicos da Petrobrás, o mestrado em logística é oferecido a 22 alunos, que assistem aulas em cinco cidades diferentes: Belém (PA), Macaé (RJ), Natal (RN), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA).
As aulas são dadas pela técnica chamada videoconferência: todos participantes são filmados e a imagem que vêem no televisor depende de quem estiver falando. A TV tem ainda o recurso de abrir um quadro para uma imagem adicional -onde aparece uma "lousa virtual" ou uma das cinco classes.
Os professores dão a aula em um pequeno estúdio do Laboratório de Ensino a Distância do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UFSC (leia texto abaixo). Diante deles, há um painel de controle que permite alternar as classes que aparecem no televisor e colocar diagramas montados num computador no quadro especial da tela da TV.
"No primeiro dia os alunos não faziam perguntas, mas aí eu comecei a incentivar, e eles foram se acostumando com esse tipo de aula", afirma o professor Antonio Galvão Novaes, 62, coordenador técnico do curso.
"A gente só sente falta daquele encontro com o professor no corredor", afirma o aluno Luiz Henrique Albuquerque, do Rio.
Para resolver esse problema -que já havia sido localizado no curso por videoconferência oferecido para a Equitel-, o laboratório agregou ao curso a Internet.
Pelo correio eletrônico, os alunos podem conversar entre si e com o professor.

Texto Anterior: Compare o preço dos ônibus de São Paulo
Próximo Texto: Desafio é unir equipamento e método pedagógico
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.