São Paulo, segunda-feira, 25 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Maçã, pêra e uva são as mais importadas

FÁTIMA FERNANDES
DA REPORTAGEM LOCAL

Três das frutas mais comuns na mesa do brasileiro -maçã, pêra e uva- são as que o Brasil mais compra no exterior.
A importação dessas três frutas -sobretudo dos Estados Unidos, Chile e Argentina- somou 808,4 mil toneladas no ano passado -154% a mais do que o volume adquirido no exterior em 1995 (318,6 mil toneladas).
Outras frutas importadas, mas em quantidade não tão expressiva, foram ameixa, nectarina, pêssego, cereja, laranja e limão.
A importação de frutas consideradas exóticas -como kiwi, brugnon (da família do pêssego) e abrunho (primo da ameixa)- é pouco expressiva, informa o Instituto de Economia Agrícola.
"O que está chegando ao país em grande quantidade são mesmo as frutas mais comuns", diz José Sidnei Gonçalves, agrônomo e pesquisador do IEA.
Apesar de a importação dessas frutas e de outras ter caído no primeiro semestre na comparação com igual período do ano passado, espera-se um aumento nas compras externas neste semestre.
"É que boa parte da safra de frutas é colhida no primeiro semestre. Se não houver importação maior neste semestre, podem até faltar alguns produtos."
A grande maioria das frutas -como laranja, banana, uva, abacate, abacaxi e mamão- já são encontradas o ano todo, em maior ou menor quantidade, dependendo da safra.
As mais exportadas
As frutas que o Brasil mais exporta são laranja, melão, banana e manga.
No ano passado, o país embarcou 204 mil toneladas dessas quatro frutas, informa o IEA.
O Brasil participa com 30,2% da produção mundial de mamão. De laranja, 26,4%; de banana, 16,6%; de abacaxi, 12,6%; de tangerina, 7%; de manga, 2,2%; de uva, 1,4%; e de maçã, 1,2%.
É o maior produtor mundial de laranja e mamão; o segundo de banana; o terceiro de abacaxi e tangerina; o quinto de manga, o 16º de maçã e o 17º de uva.
(FF)

Texto Anterior: Estudo identificará preferência mundial
Próximo Texto: O que mais dá no Brasil e no exterior
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.