São Paulo, segunda-feira, 25 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Newport faz balanço do universo folk

CONTARDO CALLEGARIS

CONTARDO CALLIGARIS
ESPECIAL PARA A FOLHA,

em Newport (EUA)
Newport é a capital do iatismo americano -sede, por mais de um século, da America's Cup.
Um dos mais antigos centros de New England, no fim do século 19 se tornou o lugar preferido de veraneio dos novos milionários da Costa Leste, que construíram uma série de palácios e palacetes, hoje transformados em museus das maravilhas da primeira riqueza americana.
Fort Adams -imponente fortificação que protegia o acesso ao porto- é em agosto de cada ano sede de um Festival de Jazz (este ano com Ray Charles, Gato Barbieri, Dianne Reeves e George Benson) e de um Festival de Folk, que aconteceu no começo do mês.
O festival propunha três blocos. No primeiro, uma apresentação de artistas da Red House Records, que lançou um mixed bem interessante de folk urbano (dois volumes de "House on Fire"). Uma menção particular para Lucy Kaplansky: seu CD "Flesh and Bone", justamente da Red House, vale uma visita.
No segundo, o "prato de resistência": Joan Baez cantando todas as músicas de seu novo CD ("Gone from Danger", que sai no fim de setembro), junto com os respectivos autores.
Entre eles, Dar Williams, já bem conhecida, e três descobertas: a irlandesa Sinead Lohan (tem um único CD, pela Grapevine, "Who do You Think I Am"), Richard Shindell e -para quem gosta da beira entre folk e country- o casal Gillian Welch e David Rawlings.
Por fim, James Taylor cantou algumas músicas de seu novo CD ("Hour-Glass"), mas sobretudo fez a felicidade do público oferecendo uma série de clássicos, a começar por "Carolina on My Mind" -que ele cantara em Newport em 1959.

Texto Anterior: Ivan Albright
Próximo Texto: Gênero toca cordas dos sentimentos coletivos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.