São Paulo, terça-feira, 26 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mir perde fonte de oxigênio, diz Nasa

Centro russo nega problemas com a estação

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A Nasa (agência espacial dos EUA) anunciou que os sistemas de geração de oxigênio da estação espacial russa Mir deixaram de funcionar ontem. O Centro de Controle de Vôos Espaciais da Rússia negou a afirmação.
Ed Campion, porta-voz do Centro Espacial Johnson, de Houston, disse que os sistemas principal e auxiliar de oxigênio pararam de funcionar. Se a falha persistisse, os três tripulantes teriam de abandonar a estação.
O sistema principal possui dois geradores que obtêm oxigênio a partir da água servida e da umidade no interior da Mir. Quando ambos os geradores falham ou não podem ser usados, é utilizado o sistema auxiliar, com "velas de oxigênio", como as que já foram usadas em submarinos.
Elas são recipientes de aço inoxidável que contêm substâncias químicas compostas por magnésio, lítio e oxigênio. Este último é liberado quando as substâncias reagem com uma pequena quantidade de combustível sólido.
Os tripulantes dispõem de 20 velas. Cada uma delas gera 600 litros de oxigênio, que são suficientes para uma pessoa durante um dia. Desse modo, os três tripulantes teriam reservas para cerca de seis dias na hipótese de os dois geradores falharem.
Segundo o centro espacial russo, as velas deixaram de ser usadas apenas porque o gerador principal voltou a funcionar ontem devido ao conserto do sistema de energia na sexta-feira.
O vice-primeiro-ministro Iakov Urinson afirmou que a missão terá suporte financeiro em 1998. Na semana passada, Vladimir Petrov, vice-ministro das Finanças, disse que os recursos para a Mir seriam cortados e que a estação seria desativada.
O diretor da agência espacial russa, Iuri Koptev, disse que a estação poderá operar até o ano 2000 após os consertos previstos para a próxima semana. As primeiras informações de ontem sobre a Mir diziam respeito aos preparativos dos reparos e a um inesperado aumento da reserva de energia da estação, atribuído aos reparos feitos nos cabos dos painéis solares na sexta-feira.

Texto Anterior: Suécia fez 60 mil esterilizações obrigatórias
Próximo Texto: Atitude mental tem influência no coração
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.