São Paulo, quarta-feira, 27 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Medo de blecaute motiva campanha na TV

MAURO TAGLIAFERRI
DA REPORTAGEM LOCAL

Com os olhos no risco de um blecaute nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, a Eletrobrás lança, no início do mês que vem, uma campanha nacional de combate ao desperdício no consumo residencial de energia elétrica.
Em quatro filmes de 30 segundos cada, que serão veiculados pela televisão, os humoristas do "Casseta & Planeta" vão mostrar situações domésticas em que se pode economizar energia.
A data mais provável para o início da campanha, que deve durar três meses, é o próximo dia 2. Ela será aberta por um pronunciamento, na TV, do ministro das Minas e Energia, Raimundo Brito.
Num dos filmes, os humoristas entrarão juntos num boxe, simulando um banho, para mostrar que é possível reduzir o tempo em que o chuveiro elétrico fica ligado.
A campanha também vai tentar alterar alguns hábitos de consumo, propondo a compra, sempre que possível, de lâmpadas fluorescentes, que iluminam mais com menos dispêndio energético.
Pedirá, ainda, que, na próxima aquisição de eletrodoméstico, o consumidor verifique se ele possui o selo de eficiência do Procel (Programa Nacional de Combate ao Desperdício de Energia Elétrica, da Eletrobrás), o qual indica que o aparelho consome menos energia, sem deixar de funcionar bem.
Num outro filme, dois humoristas interpretarão um casal que, ao chegar em casa no final da tarde, liga vários equipamentos elétricos ao mesmo tempo e acaba provocando uma queda na energia. A intenção é mostrar que é preciso economizar no chamado horário de ponta de consumo.
Entre as 17h30 e as 20h30, parte da população começa a chegar às suas residências e a ligar chuveiros elétricos, ativar máquinas e acender lâmpadas. Ao mesmo tempo, ainda há indústrias e escritórios funcionando, a iluminação pública é acionada e os sistemas de metrô e trólebus operam em carga máxima. Resultado: a demanda por energia elétrica atinge seu ponto máximo -e mais crítico.
Nesse período, 95% da energia disponível é consumida. Os 5% restantes são a margem de segurança, que tem sido invadida recentemente (veja texto ao lado).
A Eletrobrás, estatal que comanda o setor elétrico brasileiro, não tem estimativa de quanto pode economizar com a campanha. Seus dados apontam que o consumo doméstico representa de 25% a 27% do total consumido no país.
Para o secretário executivo adjunto do Procel, Paulo Cézar Tavares, deve ocorrer "pelo menos 5% de redução de consumo, apenas com a mudança de hábitos".
Só na região da Grande Belo Horizonte, por exemplo, os chuveiros elétricos respondem por 22% da demanda do horário de ponta.

Texto Anterior: Secretário deve anunciar hoje rodízio em setembro
Próximo Texto: Eficácia do programa será medida
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.