São Paulo, quarta-feira, 27 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Kuerten sofre para vencer na estréia

JOÃO CARLOS ASSUMPÇÃO
DE NOVA YORK

Em um jogo muito nervoso, Gustavo Kuerten derrotou o norte-americano Geoff Grant por 3 a 2, parciais de 6/4, 3/6, 6/7 (4/7), 6/2 e 6/3, no confronto mais demorado do dia (duas horas e 55 minutos), passando para a segunda rodada do Aberto dos EUA.
O brasileiro se sentiu muito pressionado com sua posição de cabeça-de-chave número nove.
"O cara foi duro. Eu tentava jogar rápido, e ele era mais rápido ainda. Como ele não tinha o que perder, estava para o que desse e viesse. Eu, não."
Um dos principais problemas de Kuerten foi acertar o saque. Em quadras sintéticas, como as do Aberto, o jogo é muito mais rápido do que no saibro, em que o brasileiro é especialista.
Apesar de ter treinado o fundamento nas últimas semanas e de o considerar sua principal arma em quadra dura, Kuerten, principalmente no início do jogo, não conseguiu sacar com a força desejada, facilitando a devolução de Grant.
Somente a partir do quarto set sentiu seu saque melhor.
Por fim, Kuerten passou a jogar mais como no saibro, trocando bolas no fundo da quadra e esperando pelos erros do adversário.
"Estou muito aliviado", confessou o tenista, ao deixar a quadra 3 de Flushing Meadows.
Mesmo quando esteve em desvantagem no placar, Kuerten não perdeu as esperanças na vitória. "Sabia que dava para vencer. Era só colocar os nervos no lugar."
No final, além do resultado e dos US$ 10 mil por passar à segunda rodada, Kuerten comemorava ter aguentado bem os cinco sets.
"Estou preparado para jogar cinco sets. Minha boa forma física ajuda um pouco, mas não é o suficiente para ganhar uma partida."
O próximo jogo do brasileiro deve ser amanhã, contra o holandês Sjeng Schalken, que superou seu compatriota Dennis Van Scheppingen por 3 a 0 (6/4, 6/3, 6/4). Shalken é o número 47 do mundo.
Brasileiros
Fernando Meligeni e André Sá, que também disputam o Aberto, assistiram ao jogo de ontem.
Meligeni, parceiro de Kuerten em duplas, estréia hoje em simples contra o venezuelano Jimy Szymanski, 352º do mundo. Em duplas, provavelmente amanhã, enfrentam Wayne Ferreira (África do Sul) e David Adams (Austrália).
André Sá estréia hoje com o mexicano Oscar Ortiz, diante da dupla formada pelo russo Yevgeny Kafelnikov e o checo Daniel Vasek.

LEIA a coluna "Tênis", os resultados da primeira rodada do Aberto dos EUA e o ranking mundial do masculino à pág. 3-12

Texto Anterior: Dois torcedores brasileiros brigam e são expulsos
Próximo Texto: Brasil busca domínio do rebote na 2ª fase
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.