São Paulo, quarta-feira, 27 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Festival faz tributos e concessões em 97

AMIR LABAKI
ENVIADO ESPECIAL A VENEZA

"Deconstructing Harry", de Woody Allen, abre hoje o evento; Spike Lee mostra sua estréia no documentário

Festival faz tributos e concessões
A exibição fora de concurso de "Deconstructing Harry" (Desconstruindo Harry), de Woody Allen, na abertura hoje da 54ª Mostra Internacional da Arte Cinematográfica de Veneza, estabelece a norma para o eixo do evento neste ano.
Os grandes nomes, com raríssimas exceções, passam ao largo da disputa pelo Leão de Ouro.
Cineastas de prestígio não faltam -ao menos nas projeções especiais e ciclos paralelos.
Concessões
A mostra Mezzogiorno (Meio-Dia) destaca o norte-americano Joe Dante (diretor de "Gremlins"), com seu telefilme "The Second Civil War".
Já em Mezzanotte (Meia-Noite) há espaço até para o thriller "Força Aérea Um", estrelado por Harrison Ford e dirigido por Wolfgang Petersen.
É a concessão comercial do ano. A seu lado estarão, entre outros, a estréia do mexicano Guillermo del Toro ("Cronos") nos Estados Unidos com "Mimic", além da visita da diretora Sally Potter ("Orlando") a Buenos Aires em "Tango Lesson".
Produções alternativas de cineastas de renome devem concentrar atenções sobre o ciclo Oficina Veneziana.
Spike Lee exibe seu primeiro documentário, "Four Little Girls" (Quatro Garotinhas), dedicado à morte de meninas negras num ataque à bomba a uma igreja no Alabama, em 1963.
Ingmar Bergman sola num filme-depoimento dirigido por Gunnar Bergdahl.
Dez cineastas independentes, entre os quais Jonathan Demme e Abel Ferrara, colaboram com pequenos filmes para "Subway Stories" (Histórias de Metrô).
O ator francês Michel Piccoli estréia como diretor com "Alors, Voilà" (Então, Eis).
Música
Não menos especial é a mostra "Imagem e Música".
"The Gig", da grande Barbara Kopple, registra a turnê européia da banda de jazz New Orleans de Woody Allen.
Jim Jarmusch fecha o foco sobre Neil Young em "The Year of the Horse".
Seis diretores canadenses, entre os quais o cultuado Atom Egoyan ("Exótica"), dão imagens ao violoncelo de Yo-Yo Ma, a partir de seis suítes de Bach.
A gang de Tarantino, incluindo, entre outros, Harvey Keitel, Juliette Lewis e Robert Rodriguez, estrela "Full Tilt Boogie", de Sarah Kelly, programado dentro dos Eventos Especiais.
No mesmo ciclo, o dinamarquês Lars von Trier exibe a segunda fornada da telessérie hospitalar "The Kingdom" (O Reino), e Ivo Micheli une-se a Claudio Magris para adaptar o cultuado ensaio "Danúbio".
Tributos
A lista de tributos é a maior dos últimos anos.
Além das projeções vinculadas à concessão de Leões de Ouro pela carreira de Stanley Kubrick, Alida Valli e Gérard Depardieu, serão celebrados os 20 anos da morte de Roberto Rossellini e os 50 anos da independência da Índia ("O Mundo de Apu", de Satyajit Ray).
A memória de Marco Ferreri ("Ciao Maschio") e Giuseppe de Santis ("Caccia Tragica") também será evocada.
A Mostra Internacional da Arte Cinematográfica de Veneza de 97 reserva ainda inédito tratamento especial ao cinema de curta-metragem.
Quinze filmes, entre os quais o brasileiro "O Enigma de Um Dia", concorrem ao primeiro Leão de Prata para a categoria.
Filmes curtos marcam também a Oficina Veneziana ("À Meia-Noite com Glauber", de Ivan Cardoso, aí incluído).
Nada menos que quatro grandes nomes do cinema italiano apresentarão, fora de concurso, suas novas produções em curta-metragem.
São Mario Monicelli ("Topi di Appartamento"), Ettore Scola ("1943-1947"), Gillo Pontecorvo ("Nostalgia di Protezione") e Ricky Tognazzi ("Pollo, pollo, pollo").
Confirmando a lua-de-mel italiana com o formato curta, caberá a Marco Bellochio ("Diabo no Corpo") presidir o júri específico da categoria.

Texto Anterior: CLIPE
Próximo Texto: 'PopMart' x contradição
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.