São Paulo, quarta-feira, 27 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Joystick traz sensações ao computador

Tecnologia amplia realismo

MIKE SNIDER
DO "USA TODAY"

Enquanto muitas empresas lançam placas de aceleração 3D para acrescentar mais realismo a seus games, outras estão adotando abordagens diferentes.
A Microsoft e várias outras empresas estão lançando joysticks "force-feedback".
Os joysticks "force-feedback" têm um processador "de sensação", ou acessório de direção, que dá a impressão de que você está lutando contra o vento, quando pilota um avião, ou sentindo a resistência do carro, ao girar a direção.
"Até agora não era possível sentir nada de dentro de um computador", diz Louis Rosenberg, da Immersion, cuja tecnologia patenteada está contida em acessórios produzidos pela CH Products, a Logitech e a ThrustMaster.
O Side-Winder Force Feedback Pro (US$ 149,95), da Microsoft, vai fazer parte de três jogos, incluindo o "Shadows of the Empire", da Lucas Arts.
No terreno dos videogames, The Glove é um novo controlador (da Reality Quest, a ser lançado até o Natal para o PlayStation). Ele é colocado sobre a mão direita, como uma luva, e permite que o jogador controle a ação na tela com pequenos movimentos do pulso.
Realismo visual
Além das sensações físicas, novos games aprimoram o realismo visual.
"The Capricorn Collection" é o primeiro game que usa tecnologia Video Reality e chega às lojas dos EUA em outubro por US$ 54. O game vem em seis CDs e exige que o jogador resolva quebra-cabeças para expulsar de cena o fantasma de Genghis Khan.
Outro concorrente pela atenção dos adolescentes é "Daikatana". Trata-se de um jogo que inclui viagens, magia e lutas de espada e que faz uso da mesma tecnologia do "Quake 2" -promessa da Id para o final do ano-, oferecendo aos jogadores a visão em 3D e um personagem do mundo na tela.
O final do ano promete a chegada de "Sin", da Ritual Entertainment. Esse game, também baseado no sistema "Quake", é para um jogador só, que precisa derrotar uma mestra criminosa que injetou uma droga em toda a população.
Na Internet
Entre as novidades que devem chegar neste ano, também figura "netWAR", um jogo de combate baseado na Internet, para até 30 jogadores. A versão de testes está disponível na rede, em www. netwar.com).
Há vários jogos baseados na série "Guerra nas Estrelas", incluindo "Jedi Knight and Rebellion", sequência de "Dark Forces".
"Masters of Teras Kasi" é um jogo de combate no estilo "Virtual Fighter".
O "SimCity 3000", da Maxis (lançamento previsto para o quarto trimestre de 97), vai incluir mais imagens em 3D; as pessoas na rua poderão sugerir modificações.

Tradução de Clara Allain

Texto Anterior: Museu virtual traz arte renascentista; Página apresenta o sistema nervoso; Máquina velha conta a história do micro; Site leva internauta à fazenda musical; Segredos de um bom vinho são revelados
Próximo Texto: Games tentam atrair meninas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.