São Paulo, sábado, 30 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SP tem novo recorde de trânsito no rodízio

MARCELO OLIVEIRA
FABIO SCHIVARTCHE

MARCELO OLIVEIRA; FABIO SCHIVARTCHE
DA REPORTAGEM LOCAL

Rompimento de uma subadutora da Sabesp e vários acidentes causaram congestionamentos pela manhã

Pelo terceiro dia consecutivo, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) registrou recorde de congestionamento na cidade de São Paulo para o período da manhã durante o rodízio de veículos, iniciado no dia 23 de junho.
Às 9h30 de ontem, a medição da CET apontava 101 km de trânsito lento. Anteontem, foram registrados 99 km de congestionamento. Na quarta-feira, foram 90 km (veja quadro nesta página).
Segundo a central de operações da CET, a principal causa do novo recorde foi o rompimento de uma subadutora da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) na esquina da alameda Joaquim Eugênio de Lima com a rua São Carlos do Pinhal, na Bela Vista (região central).
Para a realização do conserto, trechos das duas ruas foram interditados pela CET.
O incidente paralisou o trânsito no corredor formado pelas avenidas Paulista, Bernardino de Campos, Vergueiro, Domingos de Moraes e Jabaquara (até a praça da Árvore) -um congestionamento de cerca de 3,5 km.
O rompimento da subadutora foi provocado pelo aumento da pressão provocado pela redução do consumo no inverno e pelo desgaste do material do encanamento sob a alameda Joaquim Eugênio de Lima, segundo a Sabesp (leia texto nesta página).
Marginais e Castelo
Uma série de acidentes na rodovia Castelo Branco (zona noroeste da capital) e na marginal Tietê também contribuíram para o novo recorde.
Na marginal Tietê, dezenas de acidentes causaram congestionamentos em vários pontos da via. O mais grave, com vítimas, foi às 8h11, próximo à ponte da Vila Maria (zona norte). Um helicóptero foi mobilizado para o salvamento e parou a marginal naquele trecho.
Uma colisão no km 14 da Castelo Branco, às 8h, complicou o trânsito na marginal Pinheiros.
Segundo o gerente de operações da CET, Ricardo Teixeira, outro fator que contribuiu para o novo recorde de trânsito é o aquecimento de vendas no comércio. "A tendência é de crescimento dos congestionamentos até o final do ano", disse.

Texto Anterior: Justiça dá liminar contra Beneficência
Próximo Texto: Rodízio do rodízio será divulgado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.