São Paulo, domingo, 31 de agosto de 1997
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Cresce a procura por comida congelada

DA REPORTAGEM LOCAL

O mercado de comida congelada está em franca expansão e já representa um dos segmentos do setor de alimentação que mais crescem no mundo.
A avaliação é da Euromonitor, uma empresa de pesquisa especializada em análises sobre consumo.
Entre 1992 e 1996, de acordo com um estudo da Euromonitor, o mercado mundial de comida congelada cresceu 23% em volume físico (quantidade consumida).
Em movimentação financeira, ou seja, valor das vendas, o crescimento no mesmo período é de 25%.
O estudo da Euromonitor sobre comida congelada leva em consideração produtos como vegetais, derivados de batata, peixes, frutos do mar, carne vermelha, sucos, frutas e refeições prontas.
Na Europa Ocidental, o maior mercado mundial de alimentos congelados, o crescimento entre 1992 e 1996 chegou a 34%.
A demanda por comida congelada, entretanto, também tem aumentado nos países emergentes da América Latina e Ásia, de acordo com a equipe de analistas da Euromonitor.
Enquanto o mercado latino-americano cresceu 63% nos últimos anos, o asiático aumentou 56%.
Ainda assim, segundo o Euromonitor, essas regiões continuam com uma baixa participação no mercado mundial, ou seja, são mercados potenciais.
Brasil
Entre os países que mais apresentaram crescimento no consumo de comida congelada estão Taiwan, Brasil e Coréia do Sul.
Em Taiwan, o crescimento entre 1992 e 1996 é de 135%. No Brasil e Coréia do Sul, o mercado quase dobrou no mesmo período.
O mercado brasileiro de alimentos congelados, por exemplo, movimentou cerca de US$ 4,6 bilhões somente em 1995.
Os produtos congelados começaram a ganhar espaço no mercado mundial de alimentos há cerca de 30 anos, durante a década de 60.
Esse crescimento esteve diretamente relacionado à popularização dos freezers nas residências.
Além disso, na mesma época começaram a surgir, em grande quantidade, lojas especializadas em congelados tanto na América do Norte quanto na Europa Ocidental.
Atualmente, entretanto, o maior país consumidor de comida congelada, em volume físico, é a China, que superou os Estados Unidos na liderança. Os dois país representam 43% do mercado mundial em volume físico.
Segundo a Euromonitor, o mercado chinês em 1996 chegou a 3,8 milhões de toneladas.
No entanto o consumo per capita chinês de comida congelada ainda é significativamente mais baixo que o volume registrado nos Estados Unidos.
Rejeição
Entre os países desenvolvidos, a Espanha é o único a registrar diminuição do mercado de comida congelada, segundo o estudo da Euromonitor.
A razão, segundo a empresa, é a ocorrência de deficiências na indústria pesqueira, a mais significativa do setor alimentício do país.
Praticidade
No mercado de comidas congeladas, os vegetais representam 37% do total. As refeições prontas equivalem a 27% do mercado, mas tendem a aumentar sua participação.
Na virada do século, a expectativa é que as refeições prontas sejam o principal produto vendido no mercado de congelados.

Hoje, excepcionalmente, a Folha não publica a coluna de Luís Nassif

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