São Paulo, domingo, 31 de agosto de 1997
Texto Anterior | Índice

Claudia Marchetti mostra a vida reciclável

BRUNA MONTEIRO DE BARROS
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Doação de órgãos. Esse é o tema da exposição "Reciclar a Vida", que a artista plástica Claudia Marchetti inaugura hoje, no Hospital Israelita Albert Einstein.
A artista conheceu o espaço cultural do hospital -que funciona desde março- quando acompanhava a cirurgia de uma pessoa da família e percebeu que o lugar ajuda as pessoas a se abstraírem.
Aproveitando a campanha de conscientização que a instituição inicia em setembro, Marchetti utilizou material hospitalar para produzir duas instalações.
A primeira é composta por biombos -que separam as camas nas enfermarias-, pintados de vermelho, azul e amarelo, com corpos em branco no centro.
O público interage pregando nesses corpos pequenos imãs -de cores e formas diversas-, simbolizando órgãos doados.
"Preferi as cores fortes e alegres em referência à vida e não à morte", conta a artista, que escolheu o nome da mostra por acreditar que a doação de órgãos é uma reciclagem da vida.
A segunda parte da exposição traz seis mesas de instrumentação cirúrgica que, uma ao lado das outras, formam um círculo.
Três dessas mesas possuem tampos de vidro, com três peixes desenhados em cada.
"Os peixes, que simbolizam a vida, formam uma figura igual à do logotipo da campanha da reciclagem de lixo, composto por setas", conta.
Cada uma das outras três mesas, com tampos de aço inoxidável, tem um aquário com três peixes.
"A intenção é informar e acabar com as lendas e medos que envolvem o assunto. Quero atingir todo mundo. Por isso é um trabalho simples", diz a artista.

Exposição: Reciclar a Vida
Artista: Claudia Marchetti
Vernissage: hoje, às 18h
Quando: de amanhã a 30 de setembro; diariamente, 24 horas
Onde: Hospital Israelita Albert Einstein (av. Albert Einstein, 627, entrada 1, Morumbi, tel. 845-1233)
Quanto: entrada franca

Texto Anterior: Carmo tem rock, românticas e pagode
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.