São Paulo, domingo, 31 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Riqueza seduz 'recolonialistas'

MARTA AVANCINI
DE PARIS

A busca de identidade é o base da chamada ideologia recolonialista, afirmou Pascal Lorot, especialista em geopolítica.
"A ideologia da recolonização encontra um terreno fértil para se desenvolver nos povos em busca de identidade. Esta é a motivação profunda do que podemos chamar de 'emigrações de território'. É um desejo de segurança política e econômica", disse Lorot ao jornal "Libération".
O especialista em geopolítica diz que, para os povos pobres, a troca da soberania pelo conforto material, que garanta condições de vida mínimas, não é um mau negócio.
"Em um contexto de globalização e de formação de uma cidade planetária, a busca de identidade vai se casar, cada vez mais, com a procura de conforto material", avalia o especialista.
Segundo a maioria das análises, é esse movimento que mantém a maioria das colônias no mundo atual -frequentemente mais desenvolvidas que seus vizinhos independentes.
O fenômeno também faz com que essas colônias se tornem focos de atração migratória -como acontece, por exemplo, com a Guiana Francesa em relação ao Norte do Brasil.
(MA)

Texto Anterior: Ilha africana quer voltar a ser francesa
Próximo Texto: País coleciona golpes de Estado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.