São Paulo, domingo, 31 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Contestação; Ponderações acertadas; Agressão; Apoio à Pinacoteca; Sinal dos tempos; Aviso; Afirmativa leviana; Suicídio; Verdadeira função; Dúvidas; Inércia; Aborto; Sem utilidade

Contestação
"Quero contestar vigorosamente carta publicada em 29/8 no 'Painel do Leitor', com o título 'Chancela à inverdade', onde o sr. Arlindo de Almeida, presidente da Associação Brasileira de Medicina de Grupo (Abramge), afirma que, por leviandade, tenho afirmado que o substitutivo do deputado Pinheiro Landim para regulamentação dos planos e seguros de saúde é cópia da proposta da Abramge e que apresento, para isso, apenas um documento apócrifo.
O documento, que não é apócrifo e está rubricado com as iniciais EV, foi entregue oficialmente pelo sr. Arlindo de Almeida, juntamente com outros componentes da Abramge, em uma das reuniões da Comissão Especial da Câmara que analisa essa matéria.
A própria Folha confirma em sua Nota da Redação a autoria do documento ao lembrar que o deputado Pinheiro Landim admitiu em entrevista ao jornal ter recebido e aproveitado o projeto da Abramge para a redação de seu substitutivo.
Se o sr. Arlindo de Almeida quer agora deserdá-lo, é porque tem razões para isso."
José Aristodemo Pinotti, deputado federal pelo PMDB-SP (São Paulo, SP)

Ponderações acertadas
"A advertência do professor José Goldemberg sobre a necessidade do uso racional de energia no Brasil, exposta em seu artigo 'Energia: poupar ou desperdiçar?' (25/8), é merecedor dos nossos maiores elogios.
As ponderações do professor Goldemberg atestam a tendência moderna e inteligente que deve dominar o setor energético do país."
Oscar de Lima e Silva, diretor da Agência para Aplicação de Energia (São Paulo, SP)

Agressão
"Sobre a publicação editada pelo governo do Estado de São Paulo, intitulada 'Você sabia?': essa famigerada propaganda feita pelo governador Mário Covas, com o dinheiro do povo, constitui uma verdadeira agressão à dignidade dos necessitados, pelos quais ele pouco ou nada tem feito."
Alberto Murray Neto (São Paulo, SP)
*
"Pela segunda vez recebi o caderno de publicidade do governo do Estado de São Paulo, 'Você sabia?', com o agravante que este deve ter custado ainda mais caro que o primeiro já que é colorido, enquanto o outro era em preto e branco.
Quantas crianças poderiam estar recebendo material escolar e/ou merenda escolar gratuitamente com o dinheiro que está sendo gasto nesse material?"
Claudia Maria Reynald (São Paulo, SP)

Apoio à Pinacoteca
"A propósito de nota no 'Painel' de 26/8, esclareço que a reforma da estação Júlio Prestes não é 'a única grande obra cultural que Covas usará para a campanha da reeleição'.
A Pinacoteca do Estado, que também está em reforma, vem recebendo todo apoio do governador Mário Covas."
Diva Maria Bassetto (São Paulo, SP)

Sinal dos tempos
"A Secretaria de Educação do Município de São Paulo já teve Paulo Freire como titular.
Hoje, tempo de qualidade total, reengenharia e ditadura do mercado, tem Ayres da Cunha, médico-empresário da saúde e sem passado relevante como educador."
Ailton Moraes (São Paulo, SP)

Aviso
"Sobre os anúncios de carros que fazem apologia da velocidade e da irresponsabilidade, quero sugerir que, semelhante aos anúncios de cigarros, se tornasse obrigatória a colocação do seguinte aviso:
'O trânsito mata 56 mil pessoas por ano. Você poderá ser a próxima vítima. Não faça loucuras'."
Maria Aparecida de Castro (Marília, SP)

Afirmativa leviana
"Vejo notícias de que um coronel PM recebe, mensalmente, R$ 11 mil, R$ 27 mil, e outros comentários.
Tal afirmativa é um tanto leviana, pois essas pesquisas devem ter sido feitas na camada dos privilegiados, quando a maioria, da qual faço parte, não foi igualmente aquinhoada."
Nilauril Pereira Silva, coronel reformado da PM (Santos, SP)

Suicídio
"O leitor já deve ter visto pela TV aquelas invasões de policiais a casebres e malocas à caça de marginais, drogados e fora-da-lei.
Causa pena ver aqueles militares enfrentando com armas primárias criminosos perigosos e municiados com armas de Primeiro Mundo. É um autêntico suicídio."
Ivan Cardoso Malta (São Paulo, SP)

Verdadeira função
"A crítica a ser feita ao papa, quando da visita ao Brasil, não é a que fazem os 'dinheirólatras' ou amantes do dinheiro da Universal e sim pelo caráter político da visita.
Conclamo os católicos a observar se Sua Santidade fará pelo menos uma advertência severa ao povo para que se volte para Deus ou para que busque viver segundo os padrões bíblicos.
Essa, sim, seria sua função, e não falar de política, pois para isso já temos espertos demais por aqui."
Edson Barbosa de Carvalho (Indaiatuba, SP)

Dúvidas
"Será que um país que permite que estupradores e homicidas sejam postos em liberdade por causa da superlotação de presídios merece respeito?
Será que um país cujas características mais marcantes são a impunidade, a miséria, a corrupção e a fome está preparado para a tal globalização?"
Trícia Cabral Silva (Manaus, AM)

Inércia
"É, no mínimo, inacreditável a inércia do governo quanto aos problemas trazidos pelo MST.
Será que invadir propriedade alheia não é mais crime? Se essa moda pega..."
Eduardo Takatsu (Carapicuíba, SP)

Aborto
"O sr. José Genoino, Marta Suplicy, Sandra e muitos outros, ao defenderem o assassinato de um ser humano em gestação, cometem enorme incoerência com respeito aos direitos humanos.
Será que um preso político tem mais direitos que o coitadinho que se encontra no ventre materno?"
Paulo Gonçalves de Oliveira (São Paulo, SP)
*
"Ao sr. Eduardo Grígolo ('Painel do Leitor', 28/8) e todos os homens que são contra o aborto nos casos de estupro: que tal uma lei em que a vítima não tivesse o direito de abortar, mas em que o estuprador, ao cometer o ato, tivesse o pênis cortado?"
Fátima Antonelli (São Paulo, SP)

Sem utilidade
"Qual efeito benéfico pode ter uma foto do presidente da República com os cabelos desarrumados pelo vento estampada na capa deste jornal?"
Marcos Santana Melo (São Paulo, SP)

Texto Anterior: Atenção ao tabagismo
Próximo Texto: ERRAMOS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.