São Paulo, segunda-feira, 1 de setembro de 1997
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Convênio dentário deve ser cadastrado

RITA NAZARETH
DA REPORTAGEM LOCAL

Adquirir um plano odontológico foi, durante muito tempo, privilégio de funcionários de empresas. Hoje em dia, no entanto, cerca de 30% dos convênios cadastrados na cidade de São Paulo oferecem planos individuais.
"O número de conveniados está crescendo (5 milhões em 96), mas é inexpressivo perto da população brasileira", diz Gabriela Glinternik, supervisora da área de saúde do Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor), que até agora não recebeu queixas sobre abusos.
O Conselho Regional de Odontologia, no entanto, faz um alerta. "Só podemos fiscalizar convênios cadastrados, portanto o consumidor deve checar se a empresa escolhida é credenciada", diz Arsênio Peres, presidente da Comissão de Convênios e Credenciamentos do CRO-SP.
O Sinog (Sindicato Nacional das Empresas de Odontologia de Grupo) é a entidade que cadastra empresas de convênios odontológicos em todo o país. Das 250 existentes, apenas 135 são filiadas à instituição.
Para descobrir se uma empresa é cadastrada, o consumidor deve entrar em contato com o Sinog pelo telefone (011) 289-7511. As reclamações devem ser encaminhadas ao Procon pelo (011) 824-0446.
Contrato
Há dois tipos de planos de saúde dental. Um deles funciona como os convênios médicos convencionais. O associado paga as mensalidades previstas no contrato e tem cobertura pelo menos dos serviços odontológicos básicos. O outro dá apenas direito a descontos nos serviços, mediante o pagamento de uma taxa única por ano.
O CRO-SP também informa que o consumidor deve perguntar ao vendedor sobre o significado de cada item oferecido. "Muitos contratos trazem três páginas de benefícios, mas alguns deles jamais serão usados", afirma Peres.
O tempo mínimo de prestação de serviço é proposto pela empresa. "A cobrança de carência também é um procedimento regular", diz Lima.
"Esse é o período em que as primeiras parcelas do comprador estão sendo capitalizadas, para que depois ele possa usar os serviços sem prejuízo para a empresa."

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