São Paulo, segunda-feira, 1 de setembro de 1997
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Achava que tinha visto de tudo...

MARCELO CHERTO

Aqui no Brasil, nos últimos tempos, um pouco em função da existência do Código de Defesa do Consumidor, um pouco por causa de um maior senso de responsabilidade de uma parcela do empresariado -que hoje percebe que, para ter sucesso, uma empresa precisa satisfazer não só aos anseios de seus acionistas, mas também ao cliente (interno e externo) e à sociedade-, temos sido testemunhas de vários "recalls" de todos os tipos.
Já tivemos "recall" de automóveis de diversas marcas, inclusive importados, para trocar desde pecinhas de somenos importância, até peçonas capazes de causar um tremendo acidente. E também de fogões e de uns poucos eletrodomésticos. Nem sei se tivemos todos os que as fábricas e distribuidores nacionais deveriam ter convocado, mas tivemos uma penca deles.
Sinceramente, por tudo que já testemunhei, soube e li, achei que já conhecia tudo em termos de "recall".
Até que, há poucos dias, a franqueadora americana Burger King, maior concorrente do McDonald's na parte norte do continente, convocou um "recall" voluntário de hambúrgueres.
É isso mesmo: a empresa, por vontade própria, suspendeu as vendas, em mais de 1.500 de seus quase 8.000 restaurantes próprios e franqueados situados nos EUA, dos sanduíches feitos com hambúrgueres fornecidos pela Hudson Foods, um de seus principais fornecedores.
Qual o problema com os tais hambúrgueres? De concreto, nada foi encontrado. Mas a franqueadora acreditava ter motivos para desconfiar da qualidade e da consequente segurança oferecida por um ou dois lotes do produto. E, pelo sim, pelo não, resolveu suspender sua venda, até que tudo ficasse 100% esclarecido. Deixando claro que, no que se refere à segurança de seus clientes, a regra de uma empresa deveria sempre ser: tolerância zero.

Internet: www.franquia.com.br/cherto/

E-mail: marcelo.cherto@franquia.com.br

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