São Paulo, segunda-feira, 1 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A sua pergunta tem resposta

SILVIA RUIZ
DA REPORTAGEM LOCAL

A regulamentação de uma lei de 1940, que dá direito ao aborto a vítimas de estupro e grávidas que correm risco de vida, fez do aborto a grande polêmica das últimas semanas. O fato é que, enquanto se faz esse barulho todo, milhares de garotas abortam clandestinamente, muitas correndo risco de vida. O Folhateen esclarece dúvidas comuns sobre aborto e gravidez. Afinal, só entra nessa quem quer ou não tem informação.
*
Existe risco de uma menina que toma pílula engravidar?
Se a menina tomar o medicamento corretamente, é praticamente impossível (0,1% de chance). Há risco quando ela esquece o comprimido durante alguns dias.
Remédios usados para abortar podem matar?
O remédio em si não, mas os efeitos causados por ele sim. Os maiores riscos são hemorragias e infecções, quando o aborto não ocorre por completo.
É possível ficar grávida antes da primeira menstruação?
É praticamente impossível, mas algumas meninas, principalmente em uma situação de estresse, como em um estupro, podem ovular antes da primeira menstruação.
Dá para engravidar mesmo quando o garoto goza fora?
Dá. Muitas vezes, o garoto não consegue interromper a penetração na hora certa. Com isso, uma pequena quantidade de esperma é liberada ainda com o pênis dentro da vagina. Uma ejaculação libera de 5 ml a 8 ml de esperma, mas apenas 1 ml -que contém cerca de 40 milhões de espermatozóides- basta para a fecundação.
O líquido que sai do pênis quando o garoto fica excitado pode engravidar uma garota?
Não. Ele serve para lubrificar e não contém espermatozóides.
Se ele goza na banheira, e ela toma banho ali, pode engravidar?
Impossível. Os espermatozóides não sobrevivem na água.
Se o garoto gozar na perna da garota ela pode engravidar?
Não. Os espermatozóides não conseguem chegar à vagina sozinhos. É preciso que o garoto tenha ejaculado pelo menos na entrada da vagina para que os espermatozóides atinjam o útero.
É possível engravidar em uma relação anal?
Não. Mas se o garoto faz sexo anal sem camisinha pode contrair bactérias do intestino e ter inflamação na uretra (canal por onde passam a urina e o esperma).
Uma garota pode engravidar se engolir esperma?
Isso é impossível.
Como se calcula o tempo de gravidez?
Gravidez não se conta a partir do atraso da menstruação, mas sim da data da última menstruação. Assim, se ela ficou menstruada no dia 1º de agosto e engravidar, no dia 2 de setembro estará grávida de cerca de quatro semanas.
É possível estar grávida e mesmo assim ficar menstruada?
Não, mas algumas meninas podem ter um sangramento na gravidez e confundir com menstruação.
Quando uma garota toma remédio para abortar e tem um sangramento, significa que ela já abortou?
Não necessariamente. Às vezes, a garota pode até sangrar bastante, mas mesmo assim não ter eliminado o feto. Há também o risco de ela ficar com restos do aborto dentro do útero, o que pode causar infecções graves. No caso de gravidez de gêmeos, por exemplo, ela pode abortar somente um dos fetos e continuar com o outro.
Pular bastante ou dançar a noite inteira, por exemplo, podem causar aborto?
Uma garota só abortaria se já estivesse propensa a ter um aborto espontâneo, ou seja, ela acabaria perdendo a gravidez de qualquer maneira.
Depois de quanto tempo dá para a menina saber se está grávida?
Depois de um a três dias de atraso da menstruação, é possível fazer um exame de sangue em laboratório para detectar a gravidez.
Já para usar aqueles testes vendidos em farmácia, é preciso estar com a menstruação atrasada pelo menos uma semana. Vale lembrar que esse tipo de teste pode revelar um resultado negativo "falso". Por isso, se der negativo, é preciso refazer o teste e procurar um médico.
Quais os primeiros sinais de gravidez?
Além do atraso da menstruação, os seios aumentam, e a garota urina com mais frequência.
Tomar injeções de hormônio ou doses altas de pílula anticoncepcional pode levar ao aborto?
Se a garota não estiver grávida, isso vai provocar a vinda da menstruação. Agora, se a menina já estiver grávida, esses medicamentos não vão provocar o aborto. De qualquer maneira, esqueça a idéia de tomar remédio sem a devida orientação médica.
O que uma garota pode fazer se for estuprada ou se a camisinha estourar em um dia fértil?
Existem remédios à base de hormônios, batizados de "pílula do dia seguinte", que podem impedir a gravidez, mas eles têm de ser tomados no máximo até 72 horas depois da transa. Esses medicamentos só podem ser receitados por um médico.
Se garota deixar de tomar a pílula um dia, pode engravidar?
Se for só um dia não há problema, mas ela deve tomar dois comprimidos no dia seguinte. Se deixar de tomar mais do que um dia, deve voltar a tomar normalmente até o final da cartela e usar camisinha até a próxima menstruação.
Dá para engravidar sem penetração?
Sim. Se o garoto gozar próximo da entrada da vagina, há uma chance de os espermatozóides chegarem até o útero através dos fluidos que lubrificam a vagina.
Existe um jeito de transar em baixo da água com camisinha?
O garoto teria de colocar a camisinha fora da água.
Se o garoto gozar fora e depois for penetrar de novo, a garota corre o risco de engravidar?
Sim, pois o garoto pode ter ficado com um pouco de esperma retido na uretra. Quando ele penetrar a segunda vez, esse esperma vai ser liberado dentro da vagina.
As meninas ficam traumatizadas depois do aborto?
Não é uma regra, cada pessoa vai reagir de um jeito, mas passar batido ninguém vai.
Qual a probabilidade de engravidar pelo método da tabelinha?
O risco é alto: a probabilidade é de 18% e 26%.
Qual o risco de engravidar com camisinha?
Entre 4% e 17%, ou seja, ela é mais segura do que a tabelinha.
Dá para engravidar transando menstruada?
Menstruada não, mas é preciso cuidado, pois algumas meninas podem ter um sangramento durante a ovulação e confundi-lo com menstruação. Nesse caso, ela pode engravidar.
Dá para engravidar dois dias depois da menstruação?
A princípio, não. Normalmente, o período de ovulação (quando a mulher libera o óvulo que pode ser fecundado) ocorre entre o 10º e o 14º dia após o primeiro dia da menstruação. Mas como na adolescência as meninas têm um ciclo menstrual irregular, às vezes mais curtos, podem ovular antes do 10º dia após o início da menstruação. Por isso é melhor não arriscar.

Consultores Albertina Duarte Takiuti, ginecologista; Rosely Sayão, sexóloga e colunista do Folhateen, Malcolm Montgomery, ginecologista; e Ricardo de la Rocca, urologista.

Se você tem dúvidas sobre sexo, doenças sexualmente transmissíveis ou gravidez, ligue para o Disque-Adolescente (tel. 011 870-2022) de seg. a sex., das 11h às 14h. O serviço é gratuito.

Texto Anterior: "Stand by me", Oasis; "Nuphonia", Intastella; "TragicMagic", Madder Rose
Próximo Texto: Há vários métodos de aborto e também riscos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.