São Paulo, terça-feira, 2 de setembro de 1997
Próximo Texto | Índice

Agrado reeleitoral; Coronel tucano; Serviços prestados; Papai manda; Ameaça explícita; Ponto de partida; Boiada no pasto; Cravo e ferradura; Politicamente incorreto; Miragem collorida; Para as calendas; Veto tríplice; Curva perigosa; Eterno desafio; Visita à Folha

Agrado reeleitoral
FHC articulou diretamente a manutenção dos benefícios pedidos pelo Judiciário na reforma da Previdência votada no Senado. Detalhe: candidato à reeleição, o presidente tem tido péssima relação com um poder que pode complicar sua vida em 98.

Coronel tucano
Tasso Jereissati vetou a última articulação para o encontro entre FHC e Ciro Gomes. Ficou enciumado com o fato de outros tucanos terem feito a ponte. Agora, o Planalto quer que Tasso rife os aliados e faça de Ciro candidato a governador do Ceará.

Serviços prestados
Um tucano garantiu aos peemedebistas Alberto Goldman e Aloysio Nunes que não faltarão recursos materiais para suas candidaturas a deputado federal se entrarem no PSDB. Goldman, por exemplo, foi um teleguiado de Serjão na lei de teles.

Papai manda
Sarney disse a Michel Temer que, se for candidato a presidente, leva os filhos para o PMDB. A governadora Roseana e o deputado Sarney Filho estão no PFL.

Ameaça explícita
O Planalto está pressionando o Senado a votar logo o FEF, o que está previsto para 14 de outubro. Do contrário, segura a liberação das emendas estaduais e de parlamentares previstas no Orçamento da União para este ano.

Ponto de partida
O governador interino de Alagoas, Manoel Gomes de Barros, decidiu patrocinar a reabilitação política da família Farias. Vai nomear Rogério, irmão de PC Farias, para a presidência da estatal de saneamento básico.

Boiada no pasto
Está pronto o calendário do "arrastão eleitoral" pefelista. Hoje, Jaime Lerner entra no partido. No dia 19, é a vez de Siqueira Campos (TO). No dia 25, Luiz Carlos Santos (Assuntos Políticos). Augusto Farias, do PPB, também é esperado para breve.

Cravo e ferradura
Os sem-terra também ficaram divididos na eleição para a presidência do PT. José Rainha votou em José Dirceu (SP). João Pedro Stedile, em Milton Temer (RJ).

Politicamente incorreto
João Paulo Cunha (PT-SP) pedirá ao Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária e ao Ministério da Justiça que suspendam a propaganda em que Maluf aparece em um alvo, recebendo tiros. Afirma que há incentivo ao uso de armas.

Miragem collorida
Ministros do Supremo dizem que não há como o tribunal ser chamado a decidir sobre eventual recurso de Collor para ser candidato a presidente. Ao caso, só se aplicaria a anistia. O que é atribuição única do Congresso.

Para as calendas
Recém-aprovado na Câmara, o projeto que cria penas alternativas às de prisão corre o risco de ser desfigurado no Senado. O relator Romeu Tuma (PFL-SP) já decidiu protelar seu parecer. Alega que pretende ouvir representantes da segurança pública.

Veto tríplice
O PFL vai trabalhar para derrubar três pontos do novo Código Nacional de Trânsito: a vistoria anual de veículos, a supermulta após o condutor atingir determinado número de infrações e a habilitação provisória.

Curva perigosa
Avaliação do líder pefelista Inocêncio Oliveira (PE): a vistoria anual de 30 milhões de veículos, a R$ 50 cada, apenas beneficiará empresas particulares. Sem condições de fazer o trabalho, o poder público vai terceirizá-lo.

Eterno desafio
Quase candidato, Lula quer definir os caminhos para uma política econômica. Coordenará seminário em São Paulo, em outubro, com destaque para o câmbio. Entre os possíveis convidados, membros dos governos britânico, francês e italiano.

Visita à Folha
O representante do Consórcio Avantel, José Barbosa Mello (diretor da Stelar Telecom), visitou ontem a Folha. Estava acompanhado de Engel Paschoal, diretor-executivo da RP Consult.

E-mail: painel@uol.com.br

TIROTEIO
De Antônio Sérgio Carneiro (PDT-BA), sobre FHC ter dito que a dentadura é o novo símbolo do Plano Real:
- Cada vez mais parecido com o Collor, só falta o presidente dizer que é o pai dos descamisados e dos desdentados.

Próximo Texto: Eterno engraçadinho
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.