São Paulo, terça-feira, 2 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estado pode ter 2 testes

DA REPORTAGEM LOCAL

O paulistano corre o risco de ter de fazer e pagar por dois testes antipoluição de veículos por ano.
Além do que vai ser realizado pela prefeitura a partir do próximo mês, o Estado também pretende fazer o seu programa de inspeção, cuja implantação é prevista para o segundo semestre do ano que vem.
A disputa entre prefeitura e Estado pela realização do teste começou em 1994, quando o secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Werner Zulauf, anunciou a intenção de implantar a inspeção municipal de veículos na cidade de São Paulo.
O governo do Estado já tinha um esboço de seu projeto, mas divergências entre secretarias estaduais impediram que saísse do papel.
A licitação da prefeitura -que teve como vencedor o consórcio Controlar, associação de empresas liderada pela Vega Sopave- foi barrada na Justiça.
O PNBE (Pensamento Nacional das Bases Empresariais) conseguiu liminar suspendendo a licitação, alegando que a concorrência era dirigida.
Segundo o PNBE, a exigência que os concorrentes tivessem experiência na realização desse tipo de teste limitava a participação de empresas. Mas a liminar foi cassada.
Segurança
Além da emissão de poluentes, o governo do Estado quer também fazer testes de segurança.
"Vamos fazer nosso IM junto ao Detran (Departamento Estadual de Trânsito) para podermos vincular o programa ao licenciamento", disse o gerente de qualidade ambiental da Cetesb, Alfred Szwarc.

Texto Anterior: Inspeção começa em outubro
Próximo Texto: Motorista é acusado de homicídio culposo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.