São Paulo, terça-feira, 2 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dekassegui chega ao país após 33 dias em hospital mexicano

Embaixada brasileira negociou parcelamento da conta

FAUSTO SIQUEIRA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SANTOS

O casal de dekasseguis (descendentes de japoneses que vão ao Japão para trabalhar) Marcelo Eithi Nakasako, 25, e Tiemi Kurita, 23, chegou a Santos (SP) no último sábado depois de 33 dias no hospital ABC, na Cidade do México.
Eles voltavam do Japão para São Paulo em 28 de julho, quando o avião em que viajavam fez uma escala de emergência na Cidade do México porque Kurita havia entrado em estado de coma.
Na sexta-feira, a brasileira recebeu alta no hospital mexicano para que pudesse viajar de volta para o Brasil.
Ela sofreu uma doença imunológica e ainda está debilitada. O tratamento será concluído em Santos.
Kurita está na casa da sogra, Neuza Coracini, e é atendida pelo PID (Programa de Internação Domiciliar) da Prefeitura de Santos.
Conta parcelada
O casal deixou o México depois de um acordo intermediado pela embaixada brasileira para que o pagamento da conta do hospital fosse parcelado.
Durante 12 dos 33 dias de internação, Kurita permaneceu na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do hospital, apontado como um dos melhores da capital mexicana.
A despesa hospitalar alcançou US$ 60 mil, segundo Coracini. Parte desse dinheiro está sendo arrecadada por uma campanha envolvendo a comunidade japonesa.
Nakasako, que trabalha em uma fábrica japonesa de vidros para carros, retornará ao Japão. "Meu filho vai voltar para ganhar dinheiro e ajudar a pagar a conta", afirmou Neuza Coracini.

Texto Anterior: Rodízio tem adesão alta
Próximo Texto: Simpósio quer difundir método para evitar retirada de útero
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.