São Paulo, terça-feira, 2 de setembro de 1997
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Calendário fashion se consolida

ERIKA PALOMINO
COLUNISTA DA FOLHA

Já tivemos São Paulo em julho e Belo Horizonte em agosto. Agora é a vez de conhecer as propostas dos estilistas cariocas.
O espaço de tempo entre um evento e outro ainda não é o ideal, mas há que se notar que é o melhor que já tivemos em termos da criação do tão falado calendário de moda nacional.
Em se conseguindo organizar um período de lançamentos definido e preestabelecido, os estilistas podem orientar seu esquema de produção em torno dessas datas, colocando para funcionar -em tese- a engrenagem de confecções, tecelagens etc.
Já que os eventos de lançamentos das coleções estão atrelados a shopping centers (Morumbishopping; Diamond Mall e BH Shopping e Barrashopping), os desfiles recebem respaldo também no momento em que a roupa chega ao consumidor.
Como é recente essa cultura de lançamentos sistemáticos de coleções no Brasil, é fundamental a consistência e constância desses patrocinadores. São Paulo já viu a quarta edição do MorumbiFashion Brasil; os mineiros estrearam nesta temporada, num evento de três dias, sem maiores falhas.
No Rio, ao que parece, o principal problema é o número extenso de dias, recheados por algumas marcas sem consistência em termos de estilo, que garanta uma boa apresentação de passarela.
Será interessante observar o esquema armado para a "Cidade da Moda", palco dos desfiles na Barra, agora à prova de temporais como aquele que, há um ano, carregou toldos, molhando convidados, modelos etc.
Entre os destaques da programação estão o estilista de moda masculina Claudio Gomes, que faz o último desfile de hoje, e a marca jovem Company, que vem consolidando seu estilo e seu conceito.

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