São Paulo, terça-feira, 2 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Diana será enterrada no sábado sem todas as honras da monarquia

PAULO HENRIQUE BRAGA

PAULO HENRIQUE BRAGA; FERNANDO CANZIAN
DE LONDRES

Cerimônia será apenas para cerca de 2.000 convidados dos familiares e da realeza britânica

FERNANDO CANZIAN
O corpo da princesa Diana Spencer será enterrado no sábado em uma capela em Althorp, condado de Northamptonshire, região central da Inglaterra.
O sepultamento ocorrerá após uma cerimônia religiosa na abadia de Westminster, em Londres, à qual devem comparecer cerca de 2.000 pessoas -apenas convidados dos familiares.
As homenagens a Diana não serão públicas e não terão pompas prestadas a membros da monarquia britânica.
Segundo o palácio de Buckingham, Diana terá "uma cerimônia única, digna de uma pessoa única". Com a descrição vaga, a família real escapou de críticas que poderiam ser feitas se negasse a Diana funeral com honras reservadas à monarquia. Por causa do divórcio, ela perdeu o direito de ser tratada como "Sua Alteza Real".
Detalhes do funeral e do enterro foram acertados ontem entre o palácio de Buckingham e o irmão de Diana, conde Charles Spencer, que chegou a Londres pela manhã vindo da África do Sul, onde mora.
Diana cresceu e recebeu boa parte de sua educação em Althorp, onde será sepultada. Trata-se de uma elegante propriedade que pertenceu ao pai da princesa.
No mesmo local, que data do século 15, estão enterrados restos de ancestrais do primeiro presidente dos EUA, George Washington, parente distante dos Spencer.
A cerimônia de sepultamento será "muito restrita", segundo informações divulgadas ontem.
Não está confirmada nem sequer a presença da rainha Elizabeth 2ª. O príncipe Charles, de quem Diana se divorciou no ano passado após 15 anos de casamento, e os dois filhos, William, 15, e Harry, 12, devem comparecer.
Horas antes do sepultamento, haverá uma cerimônia religiosa, com o caixão de Diana presente e fechado, na abadia de Westminster, no centro de Londres.
Cerca de 2.000 convidados pelos familiares e pela família real devem prestar a última homenagem à princesa na abadia.
Até ontem, não havia confirmação se chefes de Estado serão convidados. O presidente francês, Jacques Chirac, manifestou intenção de comparecer. Os EUA devem enviar a primeira-dama Hillary Clinton e sua filha, Chelsea.
Dodi Al Fayed, filho do empresário egípcio Mohamed al Faied, dono da loja de departamentos Harrods, foi enterrado anteontem no cemitério muçulmano de Woking, no sul da Inglaterra.
Desde que foi trazido de Paris, anteontem, o corpo de Diana está sendo guardado na Capela Real do palácio de Saint James, no centro de Londres.
Lucia Flecha de Lima
Por volta das 12h, a mulher do embaixador brasileiro em Washington, Lucia Flecha de Lima, amiga íntima de Diana há anos, visitou a capela.
Segundo sua filha, Beatriz Nassar, Lucia esteve com membros da família de Diana e pretende ver os príncipes William e Harry.
O príncipe Charles e seus dois filhos ficaram todo o dia de ontem em Balmoral, um castelo pertencente à família real em uma zona rural da Escócia.

Texto Anterior: Apenas sobrevivente estaria com cinto
Próximo Texto: Funeral quebra normas rígidas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.