São Paulo, terça-feira, 2 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Médico francês tentou reanimar princesa

CLÁUDIA PIRES
DA REPORTAGEM LOCAL E DA

s agências internacionais
O médico francês Frederic Maillez, primeiro a socorrer Diana em Paris, diz ter tentado fazer com que a princesa voltasse a respirar.
Maillez estava passando pelo local e prestou os primeiros socorros à princesa. "Ela estava inconsciente. Tentei deixar sua cabeça reta para fazê-la respirar", disse o médico à agência "Reuter".
Em seguida, o médico francês procurou imobilizá-la até a chegada da equipe de resgate. O resgate da princesa Diana teria seguido procedimentos semelhantes aos utilizados em Paris caso tivesse ocorrido no Brasil.
Ligia Maria Carvalho Soares, coordenadora do atendimento pré-hospitalar da secretaria de Saúde, diz que o resgate brasileiro, o Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência), se aproxima mais dos padrões franceses.
Ela explica que a gravidade do acidente determina o tipo de resgate a ser enviado ao local. "Pode ser desde uma unidade básica até uma UTI completa."
Já no local, o primeiro passo é isolar o veículo e identificar as possibilidades de incêndio, trabalho elaborado pelos bombeiros. Em seguida, passa-se a cortar as ferragens do carro para retirar os ocupantes.
Nessa fase, segundo Ligia, é possível prestar os primeiros socorros. "Tentamos desobstruir as vias respiratórias por meio de tubos ou máscaras de oxigênio."
Depois de se certificar de que a pessoa está respirando, os médicos tentam controlar as hemorragias. Ao ser retirado das ferragens, o ferido é imobilizado e segue para a unidade de resgate.
As chamadas USA (Unidades de Suporte Avançado) são equipadas para realizar pequenas cirurgias, como a abertura do tórax para reanimar os batimentos cardíacos, procedimento que foi utilizado no caso de Diana. Para Ligia, no entanto, acidentes como o da princesa são quase sempre fatais.
O carro de Diana bateu a uma velocidade de quase 200 km/h, o que equivale a cair de um prédio de mais de 30 andares.

Texto Anterior: Moto teria atrapalhado
Próximo Texto: Passo a passo do socorro no Brasil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.