São Paulo, quarta-feira, 3 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vereadora quer seu nome em praça

MALU GASPAR
DA REPORTAGEM LOCAL

A vereadora paulistana Maria Helena Pereira Fontes, 51, do PL, quer dar o seu próprio nome a uma praça na Freguesia do Ó (zona noroeste de São Paulo).
Projeto de lei encaminhado à Câmara Municipal pela vereadora dá o nome de "praça Maria Helena" ao local, inaugurado em 13 de julho com uma festa onde a própria vereadora foi homenageada com faixas. O projeto está na pauta de votação da Câmara.
Segundo a justificativa que acompanha o projeto, o nome da praça seria uma homenagem à Maria Helena do Nascimento, uma comerciante que morreu de câncer em 21 de maio deste ano.
A vereadora afirma que a sua homônima merece a homenagem por ser uma pessoa que ajudava os vizinhos de bairro e que fez a sua campanha eleitoral. Se o projeto de lei for aprovado, no entanto, deve constar na placa da rua apenas "praça Maria Helena", nome pelo qual a vereadora é mais conhecida. Para a assessoria de imprensa de Maria Helena, o fato de a homenageada ter o mesmo nome da vereadora é apenas uma coincidência.
Mas, no boletim do mandato publicado neste mês, uma foto da inauguração da praça já chama o local de "praça Maria Helena" -embora oficialmente ainda não tenha nome-, e diz que é uma homenagem à vereadora.
Na praça, uma placa já identifica o local como "praça Maria Helena", sem fazer nenhuma referência à comerciante morta.
Maria Helena admite que a população local pode associar o nome da praça ao seu, mas diz que não teve intenção de provocar a confusão. E afirma que ainda não havia lido a publicação do seu mandato (veja texto abaixo).
Segundo ela, a placa da praça deve ser mudada para identificar corretamente a homenageada.
A praça, segundo a vereadora, foi construída por meio de uma parceria entre a Administração Regional da Freguesia do Ó e uma distribuidora de bebidas que fica em frente ao local. A empresa teria dado os materiais, e a regional, cedido os funcionários.
O administrador regional da Freguesia do Ó, Gúbio Anaxágoras, que admite ter sido indicado por Maria Helena, defende a vereadora. "Ela merece a homenagem, pois trabalhou pela construção da praça. Antes, aquilo era um terreno cheio de lixo".
Para Anaxágoras, o nome é uma dupla homenagem - à vereadora e à comerciante que, na verdade, morava na zona norte de SP, conforme consta de seu atestado de óbito.

Texto Anterior: Pitta segura 30% do dinheiro do PAS
Próximo Texto: Por lei, ato deve ser póstumo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.