São Paulo, quarta-feira, 3 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prefeitura de SP testa veículo 'chupa-cabra'

MAURÍCIO RUDNER HUERTAS
DA REPORTAGEM LOCAL

A Prefeitura de São Paulo começou a testar ontem, nas ruas Barão de Itapetininga e 24 de maio (região central), um novo veículo de limpeza, que funciona como um grande aspirador de detritos.
A máquina, introduzida pela empresa Vega Engenharia Ambiental, ainda não tem nome oficial, mas foi apelidada de "caça-caca" ou "chupa-cabra" pelos curiosos que acompanharam os primeiros testes de rua.
O veículo, segundo a empresa, é um equipamento canadense complementar à varrição manual. Ele aspira por meio de um tubo de 20 cm de diâmetro todo tipo de resíduo espalhado nas calçadas, como metais, vidros, plásticos e papéis.
Bolsas especiais, com capacidade para até 32 quilos, armazenam todo o material coletado, que posteriormente é compactado para facilitar o transporte e manuseio.
O secretário das Administrações Regionais, Alfredo Savelli, e o diretor do Limpurb (Departamento de Limpeza Urbana), Carlos Alberto Venturelli, devem decidir até o final de setembro se o novo sistema mecanizado será adotado em definitivo pela prefeitura.
O custo unitário do veículo é R$ 25 mil, o equivalente ao salário de 92 varredores de rua.
(MRH)

Texto Anterior: Por lei, ato deve ser póstumo
Próximo Texto: Sem-teto saem de prédio e ficam na rua
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.