São Paulo, quarta-feira, 3 de setembro de 1997
Texto Anterior | Índice

Fiat investirá no Marea US$ 300 mi

Produção de carro de luxo começa em 98

ARTHUR PEREIRA FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

A Fiat vai investir US$ 300 milhões para produzir o carro de luxo Marea e a perua Marea no Brasil a partir do ano que vem.
A soma é parte de um total de US$ 1,5 bilhão que a montadora pretende aplicar no país entre 97 e 99.
A fábrica planeja montar entre 4.000 e 5.000 carros Marea por mês em Betim (MG). O modelo será lançado no mercado brasileiro em julho de 98. O preço ainda não foi definido.
O Marea é produzido atualmente na Itália. É um carro maior e mais luxuoso que o Tempra, atual topo de linha da marca no Brasil.
"Vamos competir com o Vectra, Mondeo, Passat e Audi A4. Queremos ficar com 25% das vendas do segmento", diz Giovanni Razelli, superintendente da Fiat Automóveis.
Razelli diz que o Tempra não sairá de linha com a chegada do Marea. Garante que o modelo continuará a ser produzido pelo menos até o ano 2000.
Para dar espaço para o Marea -a fábrica de Betim produz hoje 2.400 carros por dia em três turnos e opera a plena capacidade- a Fiat deve transferir parte da produção do Uno Mille para a Argentina.
Atualmente a Fiat fabrica diariamente 1.700 carros da família Palio, 550 Mille e Fiorino e 150 Tempra.
O Marea terá índice de nacionalização de 60% no início de produção (40% das peças usadas no modelo serão importadas). O motor virá da Itália.
O número de fornecedores foi reduzido em relação à linha Palio. Um grupo de apenas 30 empresas será responsável pela produção dos principais conjuntos de componentes. O Palio tem 60 fornecedores de subconjuntos.
Exportações
A Fiat produziu em Betim no mês passado 5.000 peruas Palio Weekend destinadas ao mercado italiano. Os carros devem estar à venda na Europa ainda este mês.
"É o primeiro lote de um total de 18 mil peruas Weekend que vamos exportar para a Itália e outros países da Europa até o final do ano", diz Razelli.
A perua Weekend é o único modelo da família Palio que será exportado para a Europa.
Com as vendas da Weekend para o mercado europeu e de peças para a produção do Palio em outros países -Polônia, Argentina e Venezuela-, as exportações da Fiat este ano vão atingir R$ 900 milhões, 158% mais que em 96.
Em 98, a Fiat pretende exportar 70 mil Palio Weekend -60 mil para a Europa e 10 mil para países da América do Sul-, metade da produção total. No mercado brasileiro, a montadora espera vender 60 mil unidades.

Texto Anterior: Brasil investe US$ 3 mi em turismo na CNN
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.