São Paulo, quarta-feira, 3 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NY promove maratona independente

PATRICIA DECIA
DA REPORTAGEM LOCAL

A cidade de Nova York vai virar por quatro dias, de hoje até o próximo sábado, a capital da música independente, seja ela tecno, new jazz, britpop ou música alternativa norte-americana.
Começa nesta noite a CMJ Music Marathon & MusicFest 97, promovida pela revista norte-americana de new music "CMJ", uma maratona que se propõe a mostrar o que há de mais emergente no cenário sonoro e cinematográfico do planeta, com a realização de palestras, shows ao vivo, festival de cinema, programas de rádio e discussões sobre os principais aspectos da indústria do disco.
Serão cerca de 600 shows em quatro dias, trazendo atrações como os americanos do Nada Surf, o britânico Mansun, a performance tecno do Death in Vegas e do Daft Punk, a reunião de Joey e Dee Dee Ramone e até Cassandra Wilson, a revelação do jazz no ano passado. Tudo isso mobilizando 60 clubes nova-iorquinos até sábado.
A abertura, marcada para as 20h -hora de NY- no Roseland, como não podia deixar de ser no atual momento da cena musical, será uma verdadeira festa da música eletrônica, com apresentações de expoentes tecno como Aphex Twin, Daft Punk, Sneaker Pimps, Death in Vegas e Fluke.
Além dos shows, estão agendados cerca de 50 seminários/debates. Os temas englobam rádios alternativas, Internet e tecnologia, novos artistas e suas músicas, marketing, publicidade e imprensa, turnês, filme e vídeo e até aspectos sociais.
A estimativa dos organizadores é que os debates reúnam cerca de 7.000 profissionais ligados à indústria da música. As discussões acontecerão no auditório do Lincoln Center.
Nesta edição da CMJ Music Marathon, convidados especiais falarão ao público. Amanhã, Marilyn Manson (que traz sua banda a São Paulo para uma apresentação na próxima segunda) e o DJ Moby estarão no Lincoln Center. No dia 5, é a vez do ex-Sepultura Max Cavalera, que falará sobre o atual momento da metal music.
Entre as bandas escaladas para o evento há muitos nomes desconhecidos do grande público. Por outro lado, estarão se apresentando em Nova York grupos que começam a despontar no cenário musical tanto nos Estados Unidos quanto na Inglaterra. É o caso, por exemplo, dos britânicos Hurricane nº1 e Stereophonics.
A maratona incluiu ainda shows de Juliana Hatfield, Joan Jett & The Blackhearts, Ric Ocasek, Beth Orton, Scarfo, Seaweed, Catherine Wheel, Coldcut, Low, Madder Rose, Man or Astro-Man?, Superchunk e Ween.
Para finalizar, durante os quatro dias de evento, acontece um festival de cinema, em que estrearão ou terão exibições especiais algumas produções independentes recentes.
Irão para a tela no festival, entre outros, "September Songs" -um tributo à vida e à música de Kurt Weill com participação de Nick Cave, Elvis Costello e Lou Reed- e "Deconstructing Harry", comédia de Woody Allen.
CMJ no Brasil
Durante os quatro dias da CMJ Music Marathon, a rádio Brasil 2000 (FM 107,3), de São Paulo, estará transmitindo, de Nova York, cinco boletins diários com trechos de shows e entrevistas.
Após o final do evento, a rádio vai fazer um programa especial com os melhores momentos da maratona.

Texto Anterior: Festival de Toronto destaca obra de Jacquot
Próximo Texto: Processo ameaça fofoqueiro da Internet
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.