São Paulo, quarta-feira, 3 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Faça seu projeto e comece pelos modelos

LUCIA REGGIANI
DA REPORTAGEM LOCAL

Muitas vezes associado ao arquivo morto, o banco de dados é, na verdade, um meio eficaz de tirar informações do esquecimento.
Em casa, pode organizar livros e CDs, e, no escritório, clientes e despesas com mais recursos do que uma planilha de cálculo.
Pode fazer buscas, relatórios e gráficos por qualquer item catalogado. Pode cruzar informações, importar e exportar dados de outros programas, permitir trabalho em grupo em intranets ou na Internet e fazer programação.
Quem nunca mexeu com banco de dados antes não precisa se preocupar. Até os mais complexos, nas versões recentes, trazem sistemas para guiar o usuário nas tarefas.
Projeto
Antes de mexer no programa, procure entender sua lógica. Você vai trabalhar com tabelas, registros, campos, consultas, relatórios, formulários, estruturas e as macros, que automatizam ações.
As tabelas ou listas reúnem dados sobre tópicos, como produtos, fornecedores ou pedidos. Os dados são organizados por coluna/campo e por linha/registro.
Os formulários são uma forma de visualização que transforma as tabelas em fichas. A maioria dos programas permite que o usuário alterne as duas formas.
As tabelas são mais fáceis de alterar e os formulários, mais simples de consultar, além de permitir criar menus e caixas de diálogo e personalizar as fichas.
As consultas permitem visualizar, alterar e analisar dados.
Informações como quantos pedidos fizeram os clientes de tal cidade podem ser processadas e impressas em relatórios ou gráficos.
As possibilidades de gerar informação, relacionando e calculando dados de tabelas diferentes, dependem da forma como o banco de dados está estruturado.
Faça um projeto. Se você vai catalogar seus CDs, por exemplo, imagine que tipo de informação vai querer no futuro. Se for importante saber o ano da gravação da música X numa coletânea, crie campos de data para cada canção.
Se quiser lembrar de algum detalhe especial da vida do artista, crie um campo para biografia.
Para ensaiar, utilize os modelos que vêm com os programas. Há fichas prontas para adegas e até para musculação.

Texto Anterior: Álgebra é tema de "Operação Netuno"; Quadrinhos viram games em CD; "Independence Day" inspira game em CD
Próximo Texto: Ajuda on line do "MS Works" é eficiente
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.