São Paulo, quarta-feira, 3 de setembro de 1997
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Ajuda on line do "MS Works" é eficiente

DA REPORTAGEM LOCAL

Um dos programas de banco de dados mais fáceis de usar é o que integra o "Microsoft Works", pacote composto de processador de textos, planilha de cálculo e recursos de comunicação e desenho.
A versão mais recente do "Works" -4.0 para "Windows 95"- traz assistentes de tarefas, tours que explicam conceitos e uma ajuda on line eficiente.
O programa traz alguns modelos -despesas, biblioteca, CDs-, mas vale a pena sair do zero.
A primeira parada é a tela Adicionar Campos, na qual a estrutura do banco será criada. Há uma lista de tipos de campos a escolher -geral, para números, data, hora, texto etc.- e identificar.
Criando uma agenda de endereços, o primeiro campo deve ser identificado como Nome e ser do tipo geral ou texto. O segundo, Endereço, o terceiro, Número, e depois Cidade, CEP, Fone e E-mail.
O formato texto é indicado para campos que mesclam números com outros sinais como hífen e parênteses, usados em números de telefone. É também o formato de maior trânsito entre programas, o que facilita a importação de arquivos para o banco de dados.
A segunda etapa é preencher os campos. Se errar, clique em Desfazer Entrada no menu Editar.
Para acrescentar um campo aos existentes, vá para o modo Lista (no menu Exibir). Clique no campo junto ao qual quer adicionar outro. No menu Registro, clique em Inserir Campo. Digite o nome, clique em Adicionar e em Pronto.
Tudo ajustado, salve seu banco com um nome fácil de lembrar.

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