São Paulo, quarta-feira, 3 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba como expor seu trabalho na rede

FREE-LANCE PARA A FOLHA

A imensa disposição de arquivos de imagens de arte na Internet pode parecer uma cacofonia de fragmentos para alguns. Para outros se tornou uma nova forma para criar, divulgar e interpretar o significado da expressão artística.
A galeria www.art.net, por exemplo, é um espaço virtual onde artistas de todo o mundo podem expor as suas obras pagando uma taxa anual de US$ 60.
Para contatar o marchand eletrônico é só mandar um e-mail e os trabalhos a serem exibidos que eles farão a manutenção da galeria e sua correspondência.
Em resposta aos preconceitos contra a arte digital, o manifesto dos artistas cibernéticos perguntam: "Dizemos que a Mona Lisa foi gerada por pincel? Então por que gerado por computador?"
No Brasil, a página www. cesup.ufrss.br/lead/ds.html tem uma iniciativa semelhante.
A revista do artista Zush na Web (www.connect-arte.com/zush) e o zine Intertpretations (www. ifmagazine.com/graphics.html) traz esse novo conceito da autoria artística, em que as obras são criações coletivas por meio da rede. O expectador pode participar das criações e mudá-las à vontade.
Os trabalhos da arte virtual já estão sendo até comprados por museus, como o Moma de Nova York (www.moma.org) ou o Museu Contemporâneo de San Francisco (www.sfmoma.org).
A Documenta de Kassel (www.documenta.de), na Alemanha, também introduziu uma nova mostra digital neste ano.
Confira o Mide (Museu Internacional de Eletrografia), em www.conet.com.mx/macg/ pabierto/covin1.htm. Ele reúne obras que só existem na rede.

Texto Anterior: Azul e verde são as preferidas
Próximo Texto: Roqueiros mostram no ar suas pinturas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.