São Paulo, quarta-feira, 3 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Judeus e palestinos entram em choque

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Colonos judeus em Hebron, sul da Cisjordânia, entraram em choque ontem com trabalhadores palestinos. Os colonos querem impedir a construção de uma estrada projetada para passar próximo a um dos assentamentos na cidade.
Os moradores dos assentamentos se deitaram na rua em que máquinas pilotadas por palestinos trabalhavam. Segundo um engenheiro dos EUA que atua no projeto, um colono atirou contra uma escavadeira mecânica. Não há notícia de mortos ou feridos.
As relações entre palestinos e israelenses pioraram após 30 de julho, quando uma bomba explodiu em Jerusalém matando 16 pessoas. Israel impôs sanções contra os palestinos, entre elas a proibição da entrada deles em território israelense. As sanções vêm sendo relaxadas. Anteontem, Israel permitiu a entrada de cerca de 4.000 palestinos em seu território.
O ministro da Informação palestino, Iasser Abed-Rabbo, criticou ontem a medida, chamando-a de "cosmética e sem sentido". Cerca de 50 mil palestinos trabalhavam em Israel antes da bomba de julho.
Bomba no Líbano
A tensão entre árabes e israelenses também se reflete no sul do Líbano, ocupado por Israel desde 82, onde os choques entre pró-israelenses e guerrilhas muçulmanas se intensificaram nas últimas semanas. Ontem, uma bomba colocada à beira de uma estrada feriu dois meninos libaneses. Não se sabe quem plantou o explosivo.

Texto Anterior: Manobra militar dos EUA irrita árabes
Próximo Texto: Viva o centro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.