São Paulo, quarta-feira, 3 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Região da Sibéria vive êxodo

The Independent
de Londres

DO "THE INDEPENDENT"

O jornal informa que, após a queda do regime comunista na ex-União Soviética, um número cada vez maior de russos está abandonando o extremo norte do país, a Sibéria.
Segundo o diário londrino, o movimento não se compara com os anos em que o país, governado por Josef Stálin, deportou milhões de "indesejados" (criminosos e opositores ao regime) para a região.
Autoridades calculam que a população da Sibéria, estimada em 11,5 milhões, já tenha caído cerca de 7% (850 mil pessoas saíram de lá em direção ao sul).
O "Independent" afirma que muitas das comunidades instaladas na Sibéria não deveriam nem mesmo estar lá. A política de deportação do regime stalinista criou populações artificiais na área. Após a morte de Stálin, em 1953, e com o final das táticas de terror, o governo passou a oferecer condições privilegiadas para aqueles dispostos a ir para a Sibéria, disse o jornal. Os incentivos acabaram quando entrou em crise o regime comunista.

Texto Anterior: Estudo liga o fumo a câncer no estômago
Próximo Texto: Otan devolve TV para nacionalistas bósnios; Assessores do premiê de Israel não são acusados; Funcionária de TV é morta na Argélia; Trabalhadores e polícia se enfrentam na China; Vírus engana as células defensoras, diz estudo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.