São Paulo, quinta-feira, 4 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Decisão beneficia os próprios senadores

RUI NOGUEIRA; DANIEL BRAMATTI
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A decisão tomada ontem pela CCJ beneficia diretamente os senadores que são candidatos a disputar os governos dos seus Estados (41, pelo menos) e que enxergam nos atuais governadores os seus maiores adversários.
Indispostos com o fato de a emenda da reeleição que beneficia FHC não ter definido a desincompatibilização (saída do cargo) dos atuais governadores que quisessem disputar a reeleição, os senadores resolveram dar o troco.
Contra a emenda votou o próprio líder do governo no Congresso, José Roberto Arruda (PSDB-DF). Ele lembrou que a emenda da reeleição foi votada sem que, em momento algum, fosse apresentada "a idéia de mudar as regras do jogo".
Pelas contas de Arruda, um Estado como São Paulo pode vir a ser governado por um candidato eleito com 15% dos votos válidos.
A média histórica de votos em branco e nulos tem ficado em 30%. Dividindo os 70% de votos válidos por cinco candidatos, basta um ter 15% que estaria eleito -desde que os outros quatro repartissem igualmente os 55% restantes.
"Nenhum governador minimamente competente, candidato à reeleição e no exercício do cargo, deixaria de obter 15%", disse Arruda, provocando risos entre os demais senadores.
É que o próprio senador Arruda é candidato ao governo do DF e teme que adversários como o ex-governador Joaquim Roriz (PMDB) consigam facilmente 15% dos votos válidos.
As chances de Arruda, como candidato de uma "terceira via"-nem esquerda (PT) nem direita populista (Roriz)-, são maiores em um segundo turno.
O líder tucano Sérgio Machado (CE) defendeu a adoção de regras diferentes para a eleição do presidente e dos governadores e prefeitos. "Para governador e prefeito a disputa é administrativa. Para presidente da República, a disputa é ideológica", afirmou.
(RUI NOGUEIRA e DANIEL BRAMATTI)

Texto Anterior: População já sabe votar, avalia senador
Próximo Texto: Comissão aprova fim do 2º turno para governadores
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.