São Paulo, quinta-feira, 4 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ciro quer ser opção de centro-esquerda

ANTONIO CARLOS SEIDL
DA REPORTAGEM LOCAL

O ex-ministro Ciro Gomes disse que só sai do PSDB para ser o candidato à Presidência da República de uma alternativa de centro-esquerda à reeleição do presidente Fernando Henrique Cardoso.
Em entrevista ontem à Folha, Ciro Gomes disse que tem duas queixas do PSDB: passividade em relação ao governo e fisiologismo.
A seguir, os principais trechos.
*
Folha - O sr. fica ou sai do PSDB?
Ciro Gomes - Ou eu saio ou me põem para fora. Há uma terceira variante que é muito improvável.
Folha - Qual?
Gomes - Que o PSDB faça uma autocrítica para confrontar esses dois problemas: passividade em relação ao governo e adesões fisiológicas. Aceitar o ex-governador da Bahia Nilo Coelho e repudiar o Jaime Lerner é o fim.
Folha - Mas o sr. sai ou fica?
Gomes - Só saio do PSDB por uma coisa realmente grande.
Folha - O que seria isso?
Gomes - A formação de um movimento de centro-esquerda. Não dá para ser um partido agora. A emergência do calendário eleitoral não permite. Um movimento com uma plataforma alternativa à do presidente Fernando Henrique e à esquerda ortodoxa.
Folha - Não seria um partido?
Gomes - Nesse momento isso seria ilusório, mas sim uma frente que poderia ser com o PSB, o PPS, o PC do B, o PV e frações do PMDB, do PDT e do PSDB.
Folha - O sr. seria o candidato?
Gomes - Vejo a formação da frente como um desafio. Seria incoerente se dissesse que não. Topo, mas não estou pedindo para ser.
Folha - Para qual partido iria?
Gomes - Se a frente for formada, seus integrantes decidirão por qual partido devo ser candidato.
Folha - Quais seriam os princípios desse programa?
Gomes - A favor da economia de mercado. O Estado seria um intermediador de oportunidades. Acho que o capitalismo está no apogeu. O Brasil está precisando de uma transição que interrompa esse itinerário de desastre para o qual o presidente Fernando Henrique está encaminhando o país.

Texto Anterior: Para governistas, Lula é melhor candidato de FHC
Próximo Texto: Eleição e verba distanciam Covas de Kandir
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.