São Paulo, quinta-feira, 4 de setembro de 1997
Texto Anterior | Índice

SRL mantém o controle na fusão com American Express, diz Sayad

VANESSA ADACHI
DA REPORTAGEM LOCAL

O presidente do Banco SRL, João Sayad, disse ontem à Folha que os três sócios brasileiros continuarão mantendo o controle acionário do SRL mesmo após a venda de 50% do capital total para o American Express Bank, anunciada na última terça-feira.
A explicação para isso é que a maioria das ações ordinárias, aquelas que dão direito a voto, continuarão nas mãos dos sócios originais. Sayad, Philippe Reichstul e Francisco Luna fundaram o SRL em 1988.
Com a participação do American Express, braço bancário do grupo de cartões, o SRL passa a chamar Inter American Express. O valor da operação não foi divulgado.
O American Express Bank tem planos de expandir sua atuação na região do Mercosul e isso poderá ser feito por meio do banco brasileiro. "O nosso acordo prevê que a participação no Mercosul poderá acontecer por meio do Inter American Express", afirmou Sayad.
A maior parte do faturamento do American Express Bank vem da Ásia e a instituição quer crescer nos países emergentes.
Até hoje, o banco norte-americano só tinha um escritório de representação no país. Já a American Express do Brasil atua fortemente no segmento de cartões de crédito e cheques de viagem.
A associação do SRL e a venda do Boavista sucederam outras aquisições de grande porte recentes.
No primeiro semestre, o HSBC adquiriu o Bamerindus. Em julho, o Itaú arrematou o Banerj. Em agosto, o espanhol Santander fechou a compra do controle do Noroeste.
Outras associações são esperadas. Um dos fortes pretendentes a adquirir um banco brasileiro é outro espanhol, o Bilbao Vizcaya, que concorre diretamente com o Santander e tem batido em várias portas por aqui.

Texto Anterior: Novo Boavista quer crescer e está de olho no Meridional
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.