São Paulo, sábado, 6 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"As portas estão abertas"

FÁBIO GUIBU

FÁBIO GUIBU; LAURO VEIGA FILHO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

O governador de Pernambuco e presidente do PSB, Miguel Arraes, afirmou ontem em Recife que "as portas do partido estão abertas" para o ex-ministro Ciro Gomes (PSDB).
Arraes disse que quer saber qual a disposição de Ciro em participar de uma coligação de partidos de oposição ao atual governo federal e as condições para que isso aconteça.
Setores do PDT, PC do B e do próprio PSB questionam se as críticas de Ciro ao governo federal não estariam servindo apenas de palanque para seu retorno à vida pública.
O PT não acredita que Ciro possa receber o apoio do partido, no caso de aceitar disputar a presidência pelo PSB.
"Ciro é bem-vindo à frente de oposição, mas deve vir com mais humildade", afirmou o ex-deputado federal Aloizio Mercadante (PT-SP). Para ele, Ciro "não tem trajetória de esquerda, nem o mesmo compromisso das lideranças há anos engajadas nessa luta".
"Uma candidatura não pode vir como uma aventura ou de cima para baixo", afirmou. "Acho difícil que o PT acompanhe uma decisão desse tipo."
Segundo o parlamentar, o PT reivindica o direito de indicar um nome "por ser o maior partido da oposição". "Mas estamos abertos ao diálogo."
Accorsi
Além do convite a Ciro, o PSB deve receber o apoio do ex-prefeito de Goiânia Darci Accorsi, que se desfiliou do PT anteontem. Ele e Arraes devem se encontrar em no máximo 15 dias.
"Acredito firmemente na possibilidade de formação de um bloco político de centro-esquerda, numa contra-ofensiva ao bloco de centro-direita que vem dominando a política nacional", disse ontem Accorsi.
Anteontem, Arraes entrou em contato com Accorsi, que acabava de anunciar sua saída do PT. Segundo a assessoria do ex-prefeito, os dois terão uma "conversa pessoal", onde o assunto deve ser a consolidação de uma aliança política para 98.
Accorsi está sendo assediado ainda por PSDB, PMDB e PL.

Colaborou Lauro Veiga Filho, free-lance para a Agência Folha, em Goiânia

Texto Anterior: Arraes quer lançar Ciro para presidente
Próximo Texto: Para Brizola, PSB está virando 'espécie de barriga de aluguel'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.