São Paulo, sábado, 6 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alguns nomes da nova nomenclatura do corpo humano

Nome novo: Zigoma
Conhecido como malar (maçã do rosto)
. Nome do osso de cada lado da bochecha que se articula com os demais ossos da face e do crânio. O nome foi trocado porque chamava atenção para a cor avermelhada dessa região do rosto, que nem todas as pessoas têm.

Nome novo: Mandíbula
Conhecido como maxilar inferior
. É osso onde ficam os dentes inferiores. A mandíbula faz o movimento da mastigação. "Mandíbula" em latim quer dizer "que morde". O maxilar superior passa a se chamar apenas maxilar.

Nome novo: Proeminência laríngea
Conhecido como pomo-de-adão
. É o "nó" que os homens e algumas mulheres têm no pescoço.

Nome novo: Mama ou corpo mamário
Conhecido como seio
. "Seio" significa cavidade, como os seios paranasais (ossos ocos que ficam perto do nariz). O novo nome lembra que os humanos são mamíferos. No homem está reduzida à papila mamária (o círculo mais escuro do mamilo)

Nome novo: Sistema digestório
Conhecido como aparelho digestivo
. Sistema porque representa um conjunto de órgãos ("aparelho" quer dizer conjunto de sistemas. É mais de um sistema). Digestório é o lugar em que se faz a digestão, assim como respiratório é o lugar em que se respira.

. Nome novo: Patela
Conhecido como rótula
. Em latim, "rótula" significa "rodinha". A roda é caracterizada por um buraco no centro. Patela descreve melhor esse osso, que parece mais um disco chato.

Nome novo: Tendão calcâneo
Conhecido como tendão de Aquiles
. Esse tendão é ligado a um osso chamado "calcâneo", que fica na altura do calcanhar. O nome anterior está relacionado ao mito grego de Aquiles, que tinha como ponto fraco o calcanhar.

Nome novo: Tuba auditiva
Conhecido como trompa de Eustáquio
. É o tubo que fica dentro da orelha. Tuba (tubo reto) descreve melhor a forma desse órgão do que trompa (tubo enrolado). Eustáquio é o nome de um anatomista. Todos os nomes de pessoas foram retirados da nova nomenclatura.

Nome novo: Orelha
Conhecido como ouvido
. O nome ouvido limita a função desse órgão, que não é só ouvir. Ele é responsável também pelo equilíbrio do corpo. Passa a ser dividida em orelha externa, orelha média e orelha interna.

Nome novo: Tonsila palatina
Conhecido como amídala
. Esse nome foi trocado para evitar confusão com a parte do cérebro que também se chama amídala.

Novo nome: Escápula
Conhecido como omoplata
. O novo nome descreve melhor a forma desse osso que fica nas costas, na altura do ombro. Escápula quer dizer "osso que tem forma de enxada".

Novo nome: Ulna
Conhecido como cúbito
. Em latim, "ulna" significa "antebraço". Ulna é como passa a ser chamado um dos ossos do antebraço.

Novo nome: Cúbito
Conhecido como cotovelo
. Cúbito é a articulação de três ossos que ficam entre o braço e o antebraço. Em latim, cúbito quer dizer articulação do antebraço. Por esse motivo, essa articulação passou a se chamar cúbito. Antes, cúbito era o nome de um dos ossos do antebraço, que agora passou a se chamar ulna (veja na ilustração).

Nome novo: Tubas uterinas
Conhecido como trompas de Falópio
. Tuba (tubo reto) descreve melhor a forma desse órgão do que trompa (tubo enrolado). Falópio foi retirado por ser o nome de um cientista.

Nome novo: Fíbula
Conhecido como Perônio
. Fíbula era o nome do alfinete que fechava uma roupa chamada "toga", dos romanos. O perônio passou a ter o nome "fíbula" porque liga as extremidades do osso tíbia, do mesmo modo que o alfinete ligava as pontas da toga.

Texto Anterior: Lista foi escrita em duas línguas; História da anatomia
Próximo Texto: Histórias da criação do corpo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.