São Paulo, sábado, 6 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Técnica de memorizar

A habilidade da memória está ligada à capacidade de relacionar um acontecimento com outro. Dizem que a primeira técnica de memorizar foi do poeta grego Simônides, que viveu entre os anos de 556 e 468, antes do nascimento de Cristo.
Em um banquete oferecido a Scopa, nobre da Tessália (Grécia), Simônides cantou um poema que incluía uma homenagem aos deuses gêmeos Castor e Pólux. Enciumado, Scopa disse que só lhe daria a metade de seu pagamento e que ele cobrasse o resto desses deuses.
Logo depois, Simônides recebeu uma mensagem que dois homens o esperavam lá fora. Foi lá e não encontrou ninguém. Enquanto estava ausente, o teto do salão onde acontecia o banquete caiu e esmagou todo mundo. Os deuses pagaram salvando sua vida. Simônides foi capaz de identificar cada corpo, lembrando-se do lugar que cada convidado estava sentado.

Texto Anterior: A memória mágica da literatura
Próximo Texto: Nomes ficam iguais no mundo todo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.