São Paulo, sábado, 6 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Calcutá tem 3 milhões de favelados

DA REPORTAGEM LOCAL

Calcutá, a capital de Bengala Ocidental, é a terceira cidade mais populosa da Índia. Tem 4.399.819 habitantes e perde apenas para Bombaim e Nova Déli.
Cerca de 3 milhões de pessoas vivem em favelas em Calcutá. Na Índia, cerca de 30% da população é considerada pobre.
O economista Tarun Dutt, que veio ao Brasil no final de 1994, estima que, no final da década de 80, mais de 55 mil indianos moravam nas ruas de Calcutá.
Dutt disse que a taxa de mortalidade infantil da Índia chega a 60 óbitos por 1.000 nascimentos. Em Calcutá, o índice é de 25 para cada 1.000 crianças nascidas.
A cidade de Calcutá, que chegou a ser capital da Índia entre 1772 e 1912, também enfrenta sérios problemas econômicos. Um contraste para o local que já foi chamado, em 1821, de "a cidade dos palácios", em referência a grande quantidade de palácios que havia no setor britânico da cidade.
Hoje, além das favelas, Calcutá enfrenta problemas com o aumento do desemprego entre sua população.
A cidade é um importante centro econômico e financeiro no país. Produz carvão, manganês, petróleo, chá e juta. A indústria local está em declínio desde de 1947, época da independência indiana.
Entre os fatores dessa queda, está o declínio da produtividade industrial e a falta de diversificação de sua produção. A cidade conta, ainda, com um importante porto considerado obsoleto.

Texto Anterior: Saiba o que faz a ordem
Próximo Texto: Tripulantes saem da Mir para conserto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.