São Paulo, sábado, 6 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Suíça captura guerrilheiro chileno

La Tercera
de Santiago

DO "LA TERCERA"

O jornal informa que a polícia suíça deteve Patricio Ortiz Montenegro, dirigente guerrilheiro que protagonizara havia oito meses uma fuga espetacular de uma prisão chilena.
No dia 30 de dezembro, Ortiz, militante da Frente Patriótica Manuel Rodríguez (FPMR), escapou de uma prisão de segurança máxima de Santiago, capital do Chile, em helicóptero com outros três integrantes da frente.
Após a fuga, o guerrilheiro decidiu viver com familiares na Suíça. O guerrilheiro pediu asilo a este país para evitar sua extradição, já requerida pelo Chile.
Ortiz havia sido detido em 1991 acusado de ter matado um policial e de ter preparado atentados.
A FPMR foi criada em 1983 para lutar contra a ditadura militar chilena (1973 a 1990). A frente estava inativa havia anos.
Uma das mais audaciosas ações da FPMR foi um atentado em 1986 contra o general Augusto Pinochet, chefe do regime ditatorial. O general saiu ileso, mas cinco membros da frente e seguranças de Pinochet morreram.

Texto Anterior: Pedaços de corpos ficam espalhados
Próximo Texto: Leia a fala de Elizabeth 2ª
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.