São Paulo, sábado, 6 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Papa tratava madre como "pessoa santa"

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

"O papa acredita que madre Teresa foi uma mulher que deixou sua marca na história deste século. Era um luminoso exemplo de como o amor de Deus pode ser transformado em amor pelo próximo."
Foi com essas declarações que o porta-voz interino do Vaticano, padre Ciro Benedettini, comentou a reação do papa João Paulo 2º à informação da morte de madre Teresa de Calcutá ontem.
O papa ficou "profundamente entristecido" e, ao ser informado, retirou-se imediatamente para sua capela privativa para rezar.
"O papa ficou muito triste porque era bastante próximo de madre Teresa, que dedicou sua vida para ajudar os mais pobres, os mais negligenciados e os abandonados", disse o padre Benedettini.
Depois que encontrou-se com a freira na Índia, em 1986, o papa costumava se referir a madre Teresa como "aquela pessoa santa".
O papa já programou que vai rezar uma missa hoje pelo descanso de madre Teresa na sua residência particular em Castelgandolfo, uma colina próxima a Roma, onde ele passa uma temporada.
Último encontro
Ele e madre Teresa haviam se encontrado pela última vez há apenas pouco mais de dois meses, quando ela esteve em Roma para participar, no dia 29 de junho, de uma missa na Basílica de São Pedro para marcar as festividades dos apóstolos Pedro e Paulo.
Quando a missa terminou, madre Teresa foi conduzida, numa cadeira de rodas, até onde estava o papa e levantou-se para abraçá-lo e beijar sua mão.
O médico de madre Teresa na Itália, Vincenzo Pilotta, comentou ontem sua última visita ao Vaticano. "Na sua última viagem, a despedida foi muito especial porque ela entendeu que aquela seria sua última visita e expressou seu desejo de morrer em seu lar, com suas irmãs."
Liberdade
O Vaticano deverá anunciar neste fim-de-semana algumas iniciativas para comemorar a vida de madre Teresa e sua contribuição para a Igreja Católica.
Em maio, ela havia ido até a Itália para apresentar ao papa sua sucessora como chefe da ordem das Irmãs de Caridade. "Agora, ela é a superiora. Estou totalmente livre", disse ao papa quando apresentou-lhe a irmã Nirmala.
Dois anos depois do seu encontro na Índia, o papa decidiu que o centro mundial do catolicismo precisava de mais exemplos de caridade como madre Teresa.
Ele permitiu que freiras da ordem das Irmãs de Caridade improvisassem uma cozinha para a distribuição de sopa dentro dos muros do Vaticano, para alimentar a crescente lista de desabrigados e destituídos de Roma.

Texto Anterior: Madre Teresa também foi alvo de críticas
Próximo Texto: Freira foi única mulher no "papamóvel"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.