São Paulo, sábado, 6 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

REPERCUSSÃO

Tony Blair, primeiro-ministro do Reino Unido - "Em uma semana já repleta de tragédia, o mundo vai estar entristecido porque um de seus mais benevolentes servos morreu. Madre Teresa dedicou sua vida aos pobres e seu espírito vai viver como uma inspiração para todos nós".

Romano Prodi, primeiro-ministro da Itália - "Madre Teresa era um exemplo luminoso de amor ao próximo e de caridade".

Oscar Luigi Scalfaro, presidente da Itália - "Ela era totalmente devotada às outras pessoas, aos mais desfavorecidos, para quem ela representava uma grande esperança e um incrível conforto. Sua memória nos chama a reacender dentro de nós a lei da solidariedade e da fraternidade, a única fonte da verdadeira paz entre os homens e os povos. A figura da pequena grande monja sobressai como vencedora diante de um mundo em que a violência e o ódio racial e étnico prosseguem fazendo inumeráveis vítimas inocentes".

Francis Sejerstad, presidente do Comitê do Prêmio Nobel - "O trabalho humanitário sempre foi um dos critérios do comitê para concessão do prêmio, e ela foi um exemplo notável de sacrifício. Quando lhe entregamos o Prêmio Nobel da Paz, não desejou que se fizesse um banquete em sua homenagem: pediu que o dinheiro fosse enviado aos pobres em Calcutá".

Lionel Jospin, primeiro-ministro francês - "Madre Teresa permanecerá em nossa memória e em nossos corações por sua total devoção aos desfavorecidos".

Carlo Maria Martini, cardeal-arcebispo de Milão - "Madre Teresa era uma mulher de Deus, um símbolo da presença da Igreja Católica perante os pobres e os marginalizados. Seu grande carisma atraiu muitos e continuará a atrair outros. Ela prosseguirá mostrando os sinais de Deus em cada homem, inclusive nos mais pobres".

José María Aznar, primeiro-ministro da Espanha - "Desapareceu uma das figuras mais universais deste século, cuja vida deve converter-se em uma referência para aqueles que desejam a paz para a humanidade".

Jean Chrétien, primeiro-ministro do Canadá - "Madre Teresa era um ser humano realmente excepcional, cuja profunda espiritualidade e compaixão pelas multidões de sofredores era um exemplo inspirador".

Rexhep Meidani, presidente da Albânia - "Madre Teresa foi um grande símbolo de bondade universal e a maior cidadã do mundo. Nesses tempos difíceis para nosso povo, seu nome e exemplo eram necessários como um símbolo em que os altos valores da tolerância e da solidariedade humana encontraram abrigo".

Kofi Annan, secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas) - "Madre Teresa deixou um exemplo reluzente de caridade e força espiritual".

Dom Luciano Mendes de Almeida, arcebispo de Mariana (MG) - "Tenho a maior veneração e respeito pela santidade de sua vida totalmente dedicada a Deus e aos mais pobres. Hoje, em todo o mundo, há comunidades religiosas que hão de continuar com sua missão de generosidade para com os pobres".

Rabino Henry Sobel, presidente do Rabinato da Congregação Israelita Paulista - "Madre Teresa era muito especial para nós, judeus, porque personificava a bondade, simplicidade, humildade. Tive o privilégio de estar presente num congresso em Oslo, na Noruega, em 1995, em que ela foi a oradora da abertura e o que me mais marcou foi sua fragilidade física acompanhada por uma incrível força moral."

Reverendo Jaime Wright, pastor presbiteriano, presidente da Fundação Samuel (SP) - "Madre Teresa chegou a uma posição de destaque não necessariamente por ter feito uma grande obra, mas por ir de encontro à ética que prevalece na nossa sociedade, que poderia ser resumida como a Lei de Gérson. Sua grande virtude foi desgastar-se em favor de pessoas que não tinham como recompensá-la".

Adilson José Santos Carvalhal, coordenador da Renovação Carismática Católica na Arquidiocese de São Paulo - "Tudo a que ela renunciou durante sua vida terrena, madre Teresa irá receber cem vezes mais no céu. Na pobreza absoluta em que vivia, ela era feliz. Dizia que a coisa mais luxuosa que tinha em sua casa em Calcutá era um leque, que oferecia aos que recebia lá. Sua perda é, para nós, uma tristeza enorme".

Texto Anterior: Freira foi única mulher no "papamóvel"
Próximo Texto: Aos 36, religiosa teve 'inspiração divina'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.