São Paulo, domingo, 7 de setembro de 1997
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Lingerie aparece e vira a estrela da festa

ERIKA PALOMINO
COLUNISTA DA FOLHA

Uma obsessão. Assim a revista de comportamento inglesa "i-D" descreve a preocupação desta década com a lingerie. Enquanto no Japão executivos se deliciam com as máquinas automáticas em que se compram calcinhas usadas, a indústria de moda dedica atenção ímpar à roupa de baixo.
Os anos 90, de fato, colocam a lingerie em postos nunca antes alcançados, depois que -como se sabe- a cantora Madonna trouxe a discussão à tona novamente, na década de 80.
Aqui, a lingerie para a cama ganha armas irresistíveis, como rendas e transparências; bordados; cetins; cores inusitadas (vinho, grafite e até o vermelho, usado com mais naturalidade), novas formas (como a versátil "camisete") e o apelo sempre sexy da simplicidade e da delicadeza. Criatividade é tudo.
Com tantos novos conceitos no ar, é fundamental observar também a reformulação do marketing das fábricas de lingerie em todo o mundo. Publicitários vivem verdadeiras guerras na conquista de consumidoras e consumidores, em milionárias batalhas de mídia que, mais especificamente no Brasil, avançaram também no terreno das liberdades sexuais.
Se lembrarmos de gigantes como a Calvin Klein, por exemplo, que a cada ano gastam mais com publicidade, identificamos imediatamente o peso da lingerie dentro da indústria da moda. Outro sintoma: a crescente atenção dada à seção de roupas íntimas nas lojas de departamento -onde os EUA entram como o maior fabricante.
No terreno da criação, o passo mais significativo da temporada fica por conta daquela que é hoje a principal antena do Planeta Fashion. A marca italiana Prada acaba de lançar na Europa e nos EUA sua linha de lingerie, para o uso sob suas roupas de culto imbatível. A saber: levíssima, extremamente feminina e delicada, de toque sensível e cores sóbrias.

Modelos: Ana Claudia (Mega) e Kelly Cristina (Arte & Postura). Cabelo e maquiagem: Kiko Moreno (Trucco i Capelli). Produção: Jackson Araujo. Assistente: Chica Mendonça. Edição de moda: Erika Palomino. Agradecimentos Hotel Maksoud Plaza

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